|
01/06/2006
No último sábado (27/05), o Secretário Municipal dos Transportes Frederico Bussinger conversou com os estudantes do Repórter do Futuro sobre o transporte na cidade de São Paulo.
Em pesquisa realizada pela Coordenação Pedagógica do projeto junto às principais escolas de Comunicação de São Paulo, o transporte público foi apontado, pelos estudantes de jornalismo, como um dos principais problemas da cidade. Engenheiro e economista, Frederico Bussinger, por sua vez, foi indicado como um dos especialistas que mais entendem do tema.
Ao abordar especificamente o transporte de pessoas, o Secretário alertou: "Se vocês forem trabalhar essa questão, terão pautas permanentemente".
Na avaliação de Bussinger, é impossível imaginar a cidade de São Paulo atendida por uma única forma de transporte: "O sistema de transporte sobre pneus sempre existiu, já que o de Metrô não supre as necessidades porque temos uma rede muito aquém do necessário".
Em sua Conferência de Imprensa, o Secretário tratou dos parâmetros de qualidade, frequência e conforto nos coletivos implementados pela sua pasta: "Estamos trabalhando para que nenhum munícipe tenha que andar mais que 500m para chegar ao ponto de ônibus. Isso hoje não é uma realidade. Nós queremos que no sistema estrutural não seja necessário esperar mais que 15 minutos pelo ônibus e, no sistema local, mais que 20 minutos. Também queremos que dentro do ônibus não tenha mais que 6 passageiros por metro quadrado, em média, o que é um índice de conforto".
Essas variáveis, de acordo com Bussinger, têm o objetivo de se transformar em parâmetros de controle de qualidade do serviço: "o cumprimento desse papel de prover o transporte para as pessoas é uma forma de viabilizar o que é tido como direito constitucional, o direito de ir e vir no sentido mais amplo, e também é importante do ponto de vista social e cultural".
Quanto à insuficiência e superlotação no transporte coletivo da cidade, Bussinger tem sua análise: "quando a população diz que quer mais ônibus, temos que compreender que a população está dizendo que quer é mais frequência". Nessa questão, o número de ônibus não é a única variável a ser levada em conta pois é perfeitamente possível ter uma frota menor circulando mais, ou seja, mais oferta. Para Bussinger, o uso da telemática e a melhoria de questões operacionais são as alternativas viáveis.
A Conferência de Imprensa com o Secretário Frederico Bussinger faz parte do módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter", que prosseguirá até o dia 17 de junho.
No próximo sábado (03/06), o convidado é o Diretor Executivo do Instituto Sou da Paz, Denis Mizne, que falará sobre violência e segurança pública. Os encontros acontecem no espaço Aloysio Biondi da OBORÉ - Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar, das 10 às 13h. |
|