Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Faleceu Daniel Herz

  31/05/2006

Faleceu na tarde desta terça-feira (30/05), em Porto Alegre, Daniel Koslowski Herz.

Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), Daniel era representante dos jornalistas no Conselho de Comunicação Social. Participou de diversas gestões da FENAJ, e foi fundador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom). Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. Trabalhou na imprensa independente, foi professor de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina - do qual foi o primeiro chefe de Departamento - e coordenador-geral de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (1989/1990).

Autor do livro “A História Secreta da Rede Globo”, Daniel dedicou grande parte de sua vida à luta pela democratização da comunicação e da sociedade brasileira. Foi, também, um dos principais formuladores do Programa de Estímulo à Qualidade de Ensino de Jornalismo da FENAJ.

Há vários anos Daniel Herz lutava incessantemente contra o câncer que, mesmo assim, não o impediu de continuar sua militância. Nos últimos meses, porém, a situação agravou-se. A doença levou sua vida, mas não seu exemplo de companheirismo, combatividade, sua produção científica, política e sua história, que ficará indissociavelmente ligada à história da FENAJ e do movimento sindical dos jornalistas para sempre.

Daniel Herz deixa esposa e três filhos. Seu corpo será cremado hoje, quarta-feira (31/05), no Crematório Metropolitano de Porto Alegre (Av.Prof. Oscar Pereira, 584 – Azenha), onde haverá cerimônia pública das 12 às 14 horas.

Gustavo Gindre, presidente do Indecs e conselheiro do Intervozes, participou em diversas oportunidades ao lado de Daniel emitiu a carta abaixo em sua homenagem.

"Seria uma hipocrisia se eu não assumisse nossas discordâncias e o afastamento nos últimos anos. Apesar disso, tenho o dever moral de reconhecer que Daniel foi um dos três mestres que tive na minha formação acadêmico-militante. Antes dele, a vida já tinha levado o René Dreifuss.
 
Conheci o Daniel ainda como estudante, mas nosso contato aumentou muito dentro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (a grande paixão do militante Daniel Herz). Várias vezes viajamos juntos, algumas vezes cheguei a dormir na sua casa (onde conheci a sua companheira e os filhos). Dividimos momentos bons (a aprovação da lei da TV a cabo) e maus (o dia em que faleceu um amigo-irmão).
 
Questões como a digitalização, o cenário de convergência tecnológica e o inovador conceito de "rede única e pública" foram vistos por ele antes de qualquer outro no Brasil.
 
A última vez em que estivemos juntos por muito tempo foi em 2002, quando da confecção da proposta do FNDC para o programa de governo de Lula. Ao longo da noite a comissão responsável pelo texto foi se esvaindo e terminamos apenas os dois, às 8hs da manhã, fazendo a redação final de um texto que jamais foi executado pelo atual governo. Depois, as divergências nos afastaram.
 
De Daniel vou guardar a indignação (sem jamais perder a educação), o humor discreto, a dedicação germânica ao trabalho, a inteligência arguta e o desprendimento com que largou a herança empresarial da família para se dedicar à democratização da comunicação.
 
Foi uma honra tê-lo conhecido e tenho certeza que sua jornada não terminou."
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online