23/05/2006
O Ouvidor Geral do Município de São Paulo, Elci Pimenta, participou, no último sábado (20/05/2006) do Projeto Repórter do Futuro. Durante a palestra aos participantes do projeto, Pimenta, cujo segundo mandato consecutivo termina em julho, falou sobre sua experiência frente a maior Ouvidoria do país e sobre as principais reclamações dos munícipes.
Para o especialista, a Ouvidoria, cuja atribuição é colher reclamações, sugestões e elogios dos cidadãos que se relacionam com a Administração Municipal, está em processo de construção: "São Paulo é uma cidade complexa e a Ouvidoria tem apenas cinco anos de funcionamento, portanto, estamos ainda no início de um processo".
A atuação no combate ao crime na administração pública, por exemplo, é apenas uma das áreas de atuação da Ouvidoria e uma particularidade do órgão paulistano: "Nunca houve tanta punição a servidores públicos. Foram exonerados mais de 500 servidores. Essas demissões foram feitas com critérios, em que se permitiu o amplo direito de defesa", revelou Pimenta.
Por outro lado, de acordo com o ouvidor, cerca de 98% dos chamamentos são reclamações sobre o funcionamento da máquina, sendo a iluminação pública um dos serviços municipais mais reclamados: "Na nossa avaliação, esse serviço ainda piorou no ano de 2005", avaliou.
Quanto ao futuro do órgão, Pimenta indicou uma relação cada vez mais próxima com a sociedade: "O caminho da Ouvidoria é estabelecer um relacionamento mais próximo com a sociedade civil organizada. A partir do momento em que começamos a trabalhar mais coletivamente as questões, a Ouvidoria terá mais êxito".
Sobre sua participação no Repórter do Futuro, Elci Pimenta avaliou: "Entendo que minha participação faz parte das atividades da Ouvidoria. Nós temos que não só ouvir, mas também falar para os cidadãos, em especial com um grupo tão seleto e particular como esse. Isso tem a ver com a divulgação de um órgão novo como é a Ouvidoria, para que ela possa contribuir para que o serviço público seja mais eficiente, eficaz e transparente. Vocês, que trabalham com comunicação, têm um papel importante nisso. Quero agradecer e solicitar a vocês que, na função de cidadãos e comunicadores, ajudem a divulgar a Ouvidoria, que é uma instituição de construção da cidadania".
O Projeto Repórter do Futuro contará, no próximo sábado (27/05), com a presença de Frederico Bussinger, secretário municipal dos Transportes. O módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" prosseguirá até o dia 17 de junho. Os encontros ocorrem no espaço Aloysio Biondi da OBORÉ - Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar, das 10h às 13h.
|