Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Repórter do Futuro recebe Ricardo Amorim.
Vanessa Pipinis
  19/05/2006

A desigualdade social na cidade de São Paulo foi o tema da palestra ministrada pelo economista e professor Ricardo Amorim, no último sábado (13/05), no Projeto Repórter do Futuro, promovido pela OBORÉ em parceria com a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento.

O economista, que atuou como assessor econômico da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade Prefeitura de São Paulo entre 2001 e 2004, fez uma contextualização histórica das transformações ocorridas na cidade.

"A partir dos anos 80, a taxa de crescimento que vinha puxando o país pra frente, que vinha de certo modo gerando empregos e puxando uma esperança de mobilidade social ascendente, pára", reiterou Amorim. A partir dos anos 90, entretanto, esse quadro foi agravado: "São Paulo cresceu muito e quando declinou quem conseguiu defender sua renda ficou bem, mas quem não conseguiu foi jogado para os cantos da cidade", avaliou.

Nesse momento, para o economista, é perceptível no mapa da cidade um centro rico cercado por anéis de crescente pobreza: "Nos anos 80, já havia uma periferia bastante significativa, bastante pobre e já complicada. Mas ainda assim, de maneira alguma minimizando o problema, hoje a coisa tomou ares absolutamente inaceitáveis, eu imagino. A periferia de São Paulo hoje tem uma cara muito mais complicada do que tinha naquela época".

Quando questionado sobre as alternativas para esse quadro de desigualdade social, o professor foi taxativo: "Eu não vejo outra maneira de construirmos uma sociedade mais justa que não por formas democráticas de atuação. E não falo apenas de voto. Estou falando em organização, em pressão, em direito ao poder, à educação, à cultura. Enfim, uma democracia social e não uma democracia política".

Sobre sua participação no Projeto Repórter do Futuro, Amorim se disse bastante satisfeito, não apenas como professor e economista, mas também como leitor:
"Fiquei muito honrado em estar aqui com vocês, até porque o Sérgio Gomes me contou a história da Oboré e eu fiquei muito contente em participar, inclusive, como leitor de jornal. Tem gente se esforçando para deixar a qualidade da comunicação brasileira cada vez melhor".

No próximo sábado (20/05), Elci Pimenta, Ouvidor Geral do Município de São Paulo, é o convidado do Projeto Repórter do Futuro. Em sua palestra abordará temas como as principais reclamações dos munícipes sobre os serviços públicos na cidade; a importância das Ouvidorias numa democracia representativa e dicas de pautas para quem quiser descobrir a cidade e seus problemas.

O módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" prossegue até o dia 17
de junho. Os encontros são no espaço Aloysio Biondi da OBORÉ - rua Rego
Freitas, 454 - 8º andar, das 10 às 13h.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online