12/05/2006
A Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura (ACAT), entidade defensora dos direitos humanos, disponibilizou aos participantes do Projeto Repórter do Futuro vagas para o II Curso de Qualificação de Profissionais e Defensores dos Direitos Humanos para Identificação e Tratamento das Vítimas de Tortura e Seus Familiares.
Com o objetivo de capacitar defensores dos direitos humanos e de incentivar o estabelecimento de redes, o evento terá como foco o "Resgate do Sobrevivente da Tortura e Proteção ao Defensor de Direitos Humanos" e acontecerá no dia 24 de junho na Uni Sant`Anna.
Acompanhe a programação:
8:00 - Distribuição de materiais.
8:15 - Abertura Ecumênica: O significado da Mística no enfrentamento da Tortura. Padre Bernard Henri Marie Harvy, membro da CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) e da ACAT-Brasil.
8:30 - Abertura Oficial: Dr. Paulo César Sampaio - Coordenação Regional do Movimento Nacional de Direitos Humanos-SP e Coordenador Geral da ACAT-Brasil.
I. Cuidando do Defensor de DH:
8:50 - Identificação, Proteção e Resiliência - Dra. Guanaira Amaral, representante pela América Latina da FIACAT e Vice Coordenadora da ACAT- Brasil.
II. Resgate do Sobrevivente de Tortura.
9:30 - Tratamento do Stress Pós Traumático - Dra. Guanaira Amaral, médica psiquiatra.
10:00 - Ferramentas Terapêuticas de Acolhimento e Assistência à Vítima e seus Familiares. EMDR - Dessensibilização através do olhar. Maria Nilsa Alves Pereira, Psicóloga, Especialista em EMDR, Membro da ACAT-Brasil.
10:40 - ARTE TERAPIA: Carolina Morelli - Psicóloga, Acompanhante Terapêutica e Arte Terapeuta. Membro da equipe de arte terapia da CARITAS (Centro de Acolhida para Refugiados).
11:20 - GRUPO DE APOIO: Heliane Groff - Psicóloga, membro ACAT-Brasil.
Almoço 12:30 às 13:30 hs.
III. Reparação:
13:30 - Processo de Tortura: Criminal e Indenizatório - Dr. Danilo D´Addio Chammas - advogado, Secretário Executivo da Fundação Interamericana de defesa de Direitos Humanos.
14:10 - Aspectos Processuais - Experiência na ACAT-Brasil : Dra. Arlete da Silva Antonio - Advogada. Membro da ACAT-Brasil.
IV. Mecanismos de proteção jurídica aos defensores de Direitos Humanos:
14:40 - Dra. Valdênia Paulino - Advogada. Membro do CDHS - Centro de Direitos Humanos de Sapopemba.
V. Oficina:
15:00 - O momento da denúncia: visita, entrevista e relatório. Coordenação Equipe ACAT-Brasil.
16:00 - Relatório de Grupo.
17:00 - Encerramento.
Os interessados em participar do evento devem encaminhar a ficha de inscrição por e-mail ou fax à ACAT até o dia 01/06. Para obter a ficha clique aqui.
Data: 24 de junho de 2006, das 8h às 17h. Local: Uni Sant`Anna. Rua Voluntários da Pátria, 421. Próximo ao metrô Tiradentes. Mais informações: (11) 3242-1983 ou acatbrasil@acatbrasil.org.br |