Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Spots lembram Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
Rafael Garcia
  06/03/2006

A OBORÉ acaba de produzir uma série de cinco spots radiofônicos a pedido da Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose e da World Lung Foundation para marcar as atividades planejadas para a semana de 24 de março. O material foi também distribuído para as emissoras comunitárias do Estado de São Paulo que fazem parte da Rede de Comunicadores pela Saúde.

Em todo o mundo, 24 de março é lembrado como o Dia de Luta contra a Tuberculose. Um grave problema de saúde pública, que ainda é motivo de preocupação para as autoridades da área, apesar de existirem exames de diagnóstico, tratamento e medicamentos disponíveis de forma gratuita em todos os serviços públicos de saúde do Brasil.     

O país ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% de todos os casos de tuberculose no mundo. São registrados todos os anos 85 mil casos novos e cerca de 6 mil pessoas morrem vítimas da doença. A incidência da tuberculose está relacionada com condições precárias de habitação e alimentação, sendo a população masculina, com idade entre 20 e 39 anos, o grupo mais vulnerável.

Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas, perda de apetite, febre, geralmente no final do dia, e transpiração noturna intensa. Uma pessoa com esses sintomas deve procurar o posto de saúde mais próximo e pedir para fazer o exame do escarro.

Caso seja confirmada a doença, o paciente terá no posto de saúde a medicação necessária para sua cura. Porém, é importante lembrar que o tratamento dura, no mínimo, seis meses e não deve ser interrompido em hipótese alguma. Isso porque os sintomas da doença tendem a desaparecer nos primeiros meses de tratamento e a pessoa acha que já está curada. Somente o médico pode dar alta ao paciente.

Quem faz o tratamento de tuberculose não precisa ficar isolado, nem é preciso usar pratos ou talheres em separado. Após tomar os remédios por 15 dias a pessoa pára de transmitir a doença. 

A Organização das Nações Unidas estabeleceu um pacto internacional, registrado nas Oito Metas do Milênio, visando a cura de 85% dos casos, em todo o mundo, até 2015. Trata-se de um grande desafio que só poderá ser conquistado com o empenho real dos governos e da sociedade civil.

Por que 24 de março?

O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose - 24 de março - foi instituído em 1982 pela Organização Mundial da Saúde e União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, em 1882.   O descobrimento do bacilo de Koch foi um marco importante da ciência médica para a humanidade e fez com que a comunidade científica internacional conferisse ao médico patologista e bacteriologista alemão, Dr.Robert Koch, o Prêmio Nobel de Medicina, em 1905.

O que é a Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose?

A Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose é uma articulação da sociedade civil criada para dar visibilidade à tuberculose, sensibilizar, mobilizar e capacitar a sociedade civil para a garantia do direito à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento supervisionado com qualidade e gratuito. É um mecanismo para fortalecer a sociedade civil para exigência dos direitos universais de saúde e estimular as organizações para intervenção, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

Mais informações:

Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose 
Tel (11) 3362-8266
redepaulistatb@yahoo.com.br 

Saiba mais sobre a tuberculose

Áudios: 01 | 02 | 03 | 04 | 05

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online