06/03/2006
A OBORÉ acaba de produzir uma série de cinco spots radiofônicos a pedido da Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose e da World Lung Foundation para marcar as atividades planejadas para a semana de 24 de março. O material foi também distribuído para as emissoras comunitárias do Estado de São Paulo que fazem parte da Rede de Comunicadores pela Saúde.
Em todo o mundo, 24 de março é lembrado como o Dia de Luta contra a Tuberculose. Um grave problema de saúde pública, que ainda é motivo de preocupação para as autoridades da área, apesar de existirem exames de diagnóstico, tratamento e medicamentos disponíveis de forma gratuita em todos os serviços públicos de saúde do Brasil.
O país ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% de todos os casos de tuberculose no mundo. São registrados todos os anos 85 mil casos novos e cerca de 6 mil pessoas morrem vítimas da doença. A incidência da tuberculose está relacionada com condições precárias de habitação e alimentação, sendo a população masculina, com idade entre 20 e 39 anos, o grupo mais vulnerável.
Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas, perda de apetite, febre, geralmente no final do dia, e transpiração noturna intensa. Uma pessoa com esses sintomas deve procurar o posto de saúde mais próximo e pedir para fazer o exame do escarro.
Caso seja confirmada a doença, o paciente terá no posto de saúde a medicação necessária para sua cura. Porém, é importante lembrar que o tratamento dura, no mínimo, seis meses e não deve ser interrompido em hipótese alguma. Isso porque os sintomas da doença tendem a desaparecer nos primeiros meses de tratamento e a pessoa acha que já está curada. Somente o médico pode dar alta ao paciente.
Quem faz o tratamento de tuberculose não precisa ficar isolado, nem é preciso usar pratos ou talheres em separado. Após tomar os remédios por 15 dias a pessoa pára de transmitir a doença.
A Organização das Nações Unidas estabeleceu um pacto internacional, registrado nas Oito Metas do Milênio, visando a cura de 85% dos casos, em todo o mundo, até 2015. Trata-se de um grande desafio que só poderá ser conquistado com o empenho real dos governos e da sociedade civil.
Por que 24 de março?
O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose - 24 de março - foi instituído em 1982 pela Organização Mundial da Saúde e União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, em 1882. O descobrimento do bacilo de Koch foi um marco importante da ciência médica para a humanidade e fez com que a comunidade científica internacional conferisse ao médico patologista e bacteriologista alemão, Dr.Robert Koch, o Prêmio Nobel de Medicina, em 1905.
O que é a Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose?
A Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose é uma articulação da sociedade civil criada para dar visibilidade à tuberculose, sensibilizar, mobilizar e capacitar a sociedade civil para a garantia do direito à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento supervisionado com qualidade e gratuito. É um mecanismo para fortalecer a sociedade civil para exigência dos direitos universais de saúde e estimular as organizações para intervenção, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.
Mais informações:
Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose Tel (11) 3362-8266 redepaulistatb@yahoo.com.br
Saiba mais sobre a tuberculose
Áudios: 01 | 02 | 03 | 04 | 05 |