Domingo, 05 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Biblioteca Monteiro Lobato - 70 Anos - Espaço aberto para participação de todos
Terlânia Bruno
  17/01/2006

A Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato completará 70 anos no dia 14 de abril. Inaugurada em 1936, na Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque - foi durante várias décadas o principal pólo de atração para as crianças e jovens de toda a cidade. Dela falam com carinho o jornalista Boris Casoy e a ex-Secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin.

Uma comissão com representantes de entidades locais já deu início à organização dos festejos. A OBORÉ, que tem trabalhado a favor de iniciativas de revitalização do bairro, integra a comissão ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, da ong Ação Educativa, do Ponto de Cultura Vila Buarque, da Secretaria Municipal da Cultura, além da diretora da Biblioteca, Rita de Fatima Gonçalves Pisniski, e funcionários da instituição. A primeira reunião do grupo ocorreu no dia 9 de janeiro.

O objetivo é ampliar o número de participantes da comissão buscando apoio de personalidades das mais diversas áreas. Nesse sentido, Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, se reuniu, na manhã desta terça (17) com Claudia Costin, atual vice-presidente da Fundação Victor Civita.


Para Claudia Costin, criar associação de amigos é importante

Assídua frequentadora da Biblioteca Monteiro Lobato no final dos anos 60, Costin habituou-se a dirigir-se para lá após as aulas onde fazia a lição de casa e participava das atividades promovidas pela então bibliotecária Maria Madalena Carneiro Maia. "Foi na Biblioteca Monteiro Lobato que eu desenvolvi o gosto pela leitura", afirma. Na época, Costin presidiu a Academia Juvenil de Letras, um dos projetos desenvolvidos pela instituição que promovia também concursos de prosa e de poesia. "A Biblioteca Monteiro Lobato fez a diferença na minha vida como acredito que possa ainda fazer na vida de muitas crianças e jovens".

Claudia Costin entende que a criação de uma associação de apoiadores é importante para fortalecer a Biblioteca e devolver a ela a vitalidade de outros tempos. "Eu sempre estranhei que não existisse uma associação que unisse os amigos da Biblioteca Monteiro Lobato. Como secretária de Cultura, observei que em vários equipamentos culturais há associações de apoiadores, de amigos. Imagino que essa possa ser uma solução para a Biblioteca. Eu mesma gostaria muito de ajudar e não sei de que maneira poderia fazê-lo. Fica aqui uma sugestão amiga".

Essa proposta também foi apresentada por Sergio Gomes na primeira reunião da comissão. Para ele, a medida é fundamental para facilitar e agilizar as doações e providências que garantam a infra-estrutura necessária à Biblioteca. As outras sugestões do diretor da OBORÉ são: 1) Levantamento das atividades a serem realizadas, material e infra-estrutura necessária; 2) Pesquisa para buscar ex-usuários; 3) Contato com Luis Sobral, assessor da Subprefeitura Sé para providências relativas à manutenção da Praça Rotary e pintura do prédio da Biblioteca; 4) Café da manhã, às sextas-feiras, às 9 horas, com personalidades das áreas cultural, política e empresarial; 5) Produção de cartaz e selo comemorativos à data; 6) Contato com o professor Vandelei Dias de Souza, Coordenador do Departamento de Jornalismo da Universidade Mackenzie para que os alunos possam contribuir na produção de um vídeo-documentário e na divulgação das atividades comemorativas aos 70 anos; 7) Contato com a Impresa Oficial para viabilizar publicações sobre os 70 anos; 8) Contato com a Escola da Cidade para que junte-se ao grupo de apoiadores; 9) Reunião com os gerentes das agências bancárias do bairro para que informem se e como podem ajudar nos festejos; 10) Inauguração da Rádio-Clube Vila Buarque em 14 de abril, na Biblioteca.


Referência para público jovem

Passados quase 70 anos, a Biblioteca Monteiro Lobato ainda se mantém como importante referência, recebendo ao longo do ano letivo visitas de inúmeras escolas da rede pública, privada e de outras instituições. O público atendido é de aproximadamente 15 mil pessoas por mês. A Biblioteca mantém parceria com um núcleo de moradores e de empresas que está mobilizado pela conservação e dinamização de seu entorno. A Praça Rotary, onde está localizada, é uma das poucas áreas verdes e principal opção de lazer da região.

Além do acervo bibliográfico destinado ao público infantil e juvenil, a Biblioteca abriga também acervos documentais referentes à sua história e ao de sua diretora-fundadora, Lenyra Camargo Fraccaroli, e é depositária de acervo especial sobre Monteiro Lobato, composto de obras do autor, documentos, objetos pessoais e sua biografia.

Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato
bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br
Rua General Jardim, 485  Vila Buarque 
Tel.: (11) 3256-4122
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h; e sábado, das 9:30h às 15hh30

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online