23/12/2005
O que pretende a Secretaria Municipal da Educação em relação ao Programa Educom.rádio e a regulamentação do Comitê Gestor do programa foram os principais pontos discutidos na audiência com o Secretário Municipal da Educação, José Aristodemo Pinotti, na tarde desta quinta (22). Participaram da reunião Jarbas Mazzariello, coordenador Educom.rádio, o deputado Carlos Neder (autor do projeto de lei do Educom) e seu chefe de gabinete, Marco Manfredini, a vereadora Soninha Francine e o assessor jurídico, Luis Nader, Prof. Ismar Soares (coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP), Margareth Santos (Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns), Sergio Gomes (representando o Itaú Cultural) e Terlânia Bruno, membro do Comitê Gestor do Educom, representando o Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo.
O Secretário Pinotti, que tem se colocado a favor do Educom desde o início de sua gestão, reafirmou o compromisso de apoio ao programa e encarregou Jarbas Mazariello de tomar as providências para a regulamentação do Comitê Gestor. Pinotti voltou a falar sobre a importância do Educom se consolidar como rádio comunitária abrangendo não só o ambiente escolar, mas a comunidade próxima à escola. O Secretário colocou-se pessoalmente à disposição para auxiliar no que for necessário para que isso aconteça.
O grupo se reuniu em seguida com Mazariello que informou sobre a situação atual do programa Educom.rádio e o que está previsto para o próximo ano. "Estamos, acima de tudo, precisando de parceiros que colaborem com o programa Educom. Vamos relacionar algumas necessidades que a Secretaria tem e no momento oportuno, vamos apresentar para análise do Itaú Cultural". As escolas que mais de destacaram no programa, desde sua implementação em 2001, têm sido convidadas a participar do movimento Onda Cidadã, iniciativa do Itaú Cultural com o apoio da OBORÉ, desenvolvido há três anos.
De acordo com Mazzariello, a primeira providência da Secretaria será regulamentar o Comitê Gestor. "Vou procurar saber como está a portaria, dar o retorno para os membos do Comitê, e se possível, publicá-la até o dia 5 de janeiro para instituir o Comitê na cidade", afirmou.
O Comitê Gestor se reunirá pela primeira vez, no dia 17 de fevereiro, às 14 horas (sexta-feira), na Secretaria, tendo como pauta inicial avaliar o estágio atual do programa e tomar conhecimento do que a Secretaria planeja para 2006. |