03/12/2005
|
A partir da esq: Álvaro de Azevedo (Cursinho Inteligente), Marco Antonio Coelho, Sergio Gomes (OBORÉ), Pola Galé e Vanderlei Dias (Mackenzie) | Os jornalistas Marco Antonio Coelho Filho e José Vidal Pola Galé se reuniram no sábado, 3 de dezembro, na OBORÉ, com um grupo de estudantes de jornalismo, candidatos aos vestibulares de comunicação e participantes dos diversos módulos do Projeto Repórter do Futuro. Coelho e Galé falaram sobre Jornalismo Público, em especial, o jornalismo praticado na TV Cultura onde ambos trabalham. Coelho é diretor de Expansão e Documentários e Galé é diretor de Jornalismo.
Sob coordenação de Marco Antonio Coelho, os profissionais do Departamento de Jornalismo da TV Cultura elaboraram, de 1998 a 2003, o Guia de Princípios do Jornalismo Público. Fruto de um debate que envolveu por seis anos a redação da TV Cultura, o guia aponta as principais características do Jornalismo Púiblico cujo objetivo é "atingir o telespectador-cidadão, não o indivíduo fragmentado, entendido na sua dimensão exclusivamente pessoal". Cada um dos participantes do encontro ganhou um exemplar da publicação.
De acordo com Coelho, é mais difícil produzir a informação de caráter público, focalizando o cidadão que se organiza na sociedade, do que abordar temas ligados ao "demasiadamente humano", como morte, emoção, por dor ou alegria, e sexo. "O desafio de contar histórias construtivas é muito maior", afirma Coelho. Segundo ele, a TV Cultura sempre teve ambiente propício para o desenvolvimento deste tipo de jornalismo, desde 1975 quando Vladimir Herzog ocupava o cargo de diretor na emissora, pouco antes de ser morto no DOI-Codi, em 25 de outubro daquele ano.
Galé enfatiza que a principal preocupação do Jornalismo Púbico deve ser mostrar fatos que são importantes no dia-a-dia do cidadão. O grande problema, segundo ele, é a TV pública se colocar fora do debate político, "não ter participação no processo de decisão".
O encontro teve também a participação de Vanderlei Dias de Souza, coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Mackenzie, e de Carlos Meceni, do Canal Comunitário. Souza disse que a região central da cidade de São Paulo passou a ser a principal pauta do jornal laboratório "Diretriz", produzido pelos estudantes de jornalismo do Mackenzie. A proposta de os estudantes se voltarem mais para o centro da cidade foi lançada no módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter", do Projeto Repórter do Futuro. Já Meceni colocou-se à disposição para discutir projetos.
Ao final do encontro, foram apresentadas propostas para que uma reunião semelhante , com a presença dos dois jornalistas, seja feita com as coordenações das TVs Públicas e, em outro momento, com os professores responsáveis pelos cursos de Jornalismo para debater questões relacionadas ao Jornalismo Público.
|