|
21/11/2005
|
Pouco antes do almoço, parte dos participantes presentes ao encontro se reúnem para a foto que será capa do cd com a síntese das palestras | O 1º Encontro Paulista de Avaliação e Planejamento da Comunicação a Serviço da Saúde do Trabalhador, realizado no dia 18 de novembro, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de S. Paulo e nos Espaços Fortuna, Aloysio Biondi, da OBORÉ, reuniu cerca de 90 profissionais responsáveis pela comunicação nas entidades sindicais e profissionais da área da saúde.
O objetivo foi atualizar os participantes sobre as principais questões que envolvem a saúde, a segurança e o meio ambiente de trabalho e discutir estratégias de comunicação que coloquem essas temáticas, de forma permanente, na pauta das publicações voltadas aos trabalhadores. Ao final das atividades, o grupo elencou propostas para melhorar a visibilidade e a qualidade das informações em seus materiais de divulgação e já marcou um próximo encontro para o dia 3 de abril de 2006.
Promovido pelo Centro de Estudos em Saúde e Trabalho (CEST), o evento teve a coordenação da Hemeroteca Sindical Brasileira e da OBORÉ. Contou com o apoio da Coordenação Técnica da Área de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (COSAT/MS), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CEREST-SP), da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, da Agência Sindical, Canal Comunitário de S. Paulo e Gera Cidadania.
|
Na mesa de abertura do evento (a partir da esq): Ana Luisa Zaniboni (Hemeroteca / OBORÉ), Rosiver Pavan (Fundacentro), Fred Ghedini (Sindicato dos Jornalistas), Rogério de Jesus Santos (Conselho Estadual de Saúde), José Augusto (Comissão de Comunicaão da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador) | Participaram da cerimônia de abertura, Fred Ghedini, presidente do Sindicato dos Jornalistas, Rosiver Pavan, presidente da Fundacentro, José Carlos do Carmo, representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Paulo (CEREST/SP), Rogério de Jesus Santos, representante do Conselho Estadual de Saúde, Ana Luisa Zaniboni, presidente da Hemeroteca e diretora da OBORÉ, e José Augusto de Camargo, membro da Comissão de Comunicação da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador.
Palestras constróem quadro de referência
|
Aloysio Milani fala sobre a cobertura que a Radiobrás fará da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador | Editor de pauta da Agência Brasil, da Radiobrás, Aloisio Milani falou sobre a estrutura da empresa, a cobertura das conferências regionais e o que está previsto para a cobertura da 3ª Conferência Nacional (24 a 27 de novembro). "Vejo a cobertura desta conferência como a oportunidade de se construir uma política nacional de atenção à saúde do trabalhador". Milani explicou que a Radiobrás cobrirá a conferência com uma equipe de repórteres e cinegrafistas, possivelmente transmitindo ao vivo pela NBR (canal de TV fechado), e que o objetivo é continuar cobrindo o tema, mesmo após a conferência.
|
Koshiro Otani explica a situação dos acidentes e doenças do trabalho no Estado de São Paulo | Koshiro Otani, coordenador de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde, discorreu sobre o perfil dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no Estado de São Paulo. Estima-se que na população economicamente ativa do Estado ocorram, por ano, 400 mil acidentes / doenças do trabalho, dos quais 80 mil resultam em mutilações, e duas mortes a cada três horas.
Embora reconheça o avanço das ações em saúde do trabalhador em alguns níveis, o médico sanitarista e do trabalho José Carlos do Carmo afirma que há ainda uma série de problemas nesta área, "incompreensíveis com as expectativas em torno do atual governo federal". Segundo ele, observa-se, nos últimos tempos, um desmanche da área de saúde e segurança no âmbito do Ministério do Trabalho. "Uma das facetas da saúde do trabalhador é a de ser um direito trabalhista, tão ou mais importante do que ter o
|
"Está acontecendo um desmanche da área de saúde e segurança no Ministério do Trabalho", afirma José Carlos do Carmos, médico do CEREST/SP | registro em carteira, receber salário, férias, 13º salário, que são objetos de fiscalização do Ministério do Trabalho. Trabalhar em condições salubres e seguras é um direito trabalhista e a atuação fiscalizadora do Ministério do Trabalho é de fundamental importância".
Em palestra gravada, Marco Perez, Coordenador da Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, falou sobre as estratégias do Ministério visando a capacitar os recursos humanos para o SUS (Sistema Único de Saúde) e aprimorar o controle social em saúde do trabalhador. A primeira delas é implementar a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - Renast - que prevê a
implantação de 130 Centros e Referência em Saúde do Trabalhador. Já foram habilitados 110 CRST que atendem ao trabalhador vítima de acidentes e doenças no trabalho avaliando a relação entre o quadro clínico do trabalhador adoecido / acidentado, além de oferecer suporte técnico para que as ações em saúde do trabalhador se dêem em todos os níveis de atenção à saúde no SUS.
Falou também sobre a 3ª Conferência Nacional de Sáude do Trabalhador ( 24 a 27 de novembro), pela primeira vez foi convocada por três ministérios, Saúde, Trabalho e Emprego e Previdência, e tem o papel de discutir as políticas de Estado desenvolvidas nesta área envolvendo os ministérios. Mais de 100 mil pessoas participaram das etapas regionais preparatórias da Conferência cujos delegados obedecerão ao seguinte perfil: 50% usuários do SUS; 25% representantes dos trabalhadores na saúde; e 25% de gestores e empregadores do setor Saúde e representantes dos ministérios do Trabalho e da Previdência.
|
Apresentação dos poetas repentistas Ismael Pereira e Raolino cantando as sínteses das falas dos palestrantes encerrou a primeira parte do encontro | Munição para quem quer lutar
A segunda etapa do encontro, no período da tarde, teve início no N.E.x.T (Núcleo Experimental de Teatro) com a palestra "Ferramentas de Comunicação em Saúde do Trabalhador" realizada por David Braga, médico e técnico do Ministério da Saúde, e pelo jornalista Tércio Braga, diretor da Gera Cidadania.
Braga construiu em parceria com o Ministério da Saúde e o CEST, o cd-rom com ferramentas que permitem levantar informações que facilitam o entendimento do SUS, em particular das questões que relacionam saúde e trabalho.
|
No NExT (Núcleo Experimental de Teatro), pouco antes da palestra de David Braga (camisa azul), ao lado de Koshiro Otani | "Fomos buscar ferramentas que estão disponíveis como o Plantão Saúde (programa de rádio produzido pela OBORÉ), internet, publicações populares, textos, etc, porque entendemos que a comunicação é fundamental para propiciar a compreensão dos fenômenos médicos envolvidos, associando a gravidade da lesão com a atividade profissional", afirma.
Essa melhor compreensão das questões relacionadas a saúde do trabalhador por parte dos profissionais da saúde e da comunicação, de acordo com ele, beneficia o trabalhador, garantindo seus direitos e gerando consciência coletiva para seus órgãos de representação sindical.
|
Divididos em grupos, os participantes discutiram como melhorar a cobertura sobre segurança, saúde e meio ambiente de trabalho nas publicações de suas entidades | Em seguida, os participantes dividiram-se em grupos, nos Espaços Aloysio Biondi, Fortuna e David Capistrano, na OBORÉ, onde discutiram quais as principais dificuldades na produção e divulgação de notícias sobre saúde do trabalhador nas publicações de suas entidades.
Cada participante recebeu o cd-rom produzido por David Braga e um cd com a síntese das palestras e a coletânea de músicas sobre o universo do trabalhador brasileiro, fruto de pesquisa do jornalista e crítico musical Mauro Dias e do também músico Aquiles Reis que integra o MPB-4.
|
Plenária aponta principais recomendações dos grupos | Planejando o futuro
Em plenária de encerramento, o grupo aprovou por unanimidade o encaminhamento de proposta da seguinte diretriz para a Portaria Interministerial nº 800, de 03 de maio de 2005, ora em consulta pública, e para as Comissões da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador:
Criação e implantação de um programa de comunicação e educação popular em segurança e saúde do trabalhador.
Foram também apresentadas as seguintes recomendações:
1 - Criar uma agência de notícias para reunir e distribuir artigos e matérias sobre Saúde do Trabalhador
2 – Atualizar e ampliar o Inventário da Imprensa Sindical do Estado de São Paulo
3 – Envidar esforços para que as publicações sindicais, desde já, dediquem espaço permanente para as questões relacionadas à Saúde do Trabalhador
4 – Assegurar que a imprensa dos trabalhadores seja abastecida regularmente com informações produzidas pelos Centros de Referência, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e Ministério da Saúde
5 - Que a Renast - Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - através da Secretaria de Estado da Saúde e CERESTs, ofereça cursos de capacitação para os jornalistas da imprensa sindical sobre saúde e trabalho
6 – Articular junto às Universidades para que os cursos de Comunicação ofereçam disciplinas relacionadas à Saúde do Trabalhador e os cursos de Saúde, disciplinas relacionadas à Comunicação
7 – Sugerir aos sindicatos de trabalhadores que estreitem laços com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador
8 – Realizar o 2º Encontro Paulista de Avaliação e Planejamento da Comunicação a Serviço da Saúde do Trabalhador no dia 3 de abril de 2006 (segunda-feira).
Participaram do Encontro:
Nome Entidade / Instituição
Adriana Piva Sind. Trab Construção Civil de Santos Agildo Nogueira Junior Partido Comunista do Brasil Ana Carolina Ribeiro de Abreu Centro Bras. de Saúde e Seg. Industrial Ana Luisa Zaniboni OBORÉ Antonio Gonçalves de Andrade Rádio Comunitária Torre Forte Antonio L R de Assiz Universidade cidade de São Paulo Alexandra Rinaldi Fundacentro - SP Beatriz Amadei Benedito Alves de Souza DIESAT Carlos Alberto Garcia de Mello Fed.Empreg.Agentes Autônomos do Com.SP Carlos Fernandes de Oliveira Cássia E Barbosa de Souza Fábrica Ocupada Flaskô (Sumaré, SP) Cleynyra Guimarães OBORÉ Cristina Cavalcanti OBORÉ Cristiane Marconi Costa CRST David Braga Jr. MS / SES Elen J B Alves de Santa Fé Prefeitura de Bebedouro ELISABETE UETA SINDSAÚDE Elizabete Prataviera Rodrigues Sind.Emp.Ag.Aut.Com. Fabio Nacarato Sind.Bancários de Campinas e Região Fernanda Floripes Ribeiro CEREST/SP Fernando dos Santos Sindicato dos Jornalistas Frederico Pessoa Sind. Bancários de SP Gaspar Bissolotti Neto AFALESP / AGEPOL Geraldo José Barbosa CRST - Piracicaba Gustavo Moreno Frias Sind dos Bancários de Campinas e Região Isaías Dalle CUT Nacional Jairo José da Silva FETICOM/SP JURACI BISPO DOS SANTOS Rádio Comunitária "A Voz do Desafio" João Franzin Agência Sindical José Carlos do Carmo CEREST / SP Karen Girotto CRST Piracicaba Koshiro Otani Secretaria de Estado da Saúde / SP Letícia Feix de Abreu Sind.Trab. Pesq em Ciência e Tecnologia Luciano Máximo Lucimar Cruz Beraldo Federação dos Bancários da CUT de SP Luiz Carlos de Andrade Sind. Construção Civil de Santos Marcela F. Oliveira Sindicato dos Metroviários de São Paulo Marcelo Di Lallo Programa Jornal dos Trabalhadores - CUT Márcia Grazieli Nogueira Fanti SISSTESP - Sindicato do DER Maria das Graças de S Donegati SINPEEM Marilia Zylbersztajn Pontifícia Universidade Católica - SP Mayra Monteiro Sindicato dos Bancários do ABC Milena Carnielli Força Sindical Naiçara Garbin Sind. Metalúrgicos de Sorocaba e Região Newton Güenaga Filho Sind. Engenheiros Estado SP - Desibas Paulo Rogério Leite de Andrade Sind. Metalúrgicos de Sorocaba e Região Rafael Garcia OBORÉ Raquel Pereira Fernandes Arama Comunicações Renata Santiago Rosa SINDSEP-SP Roberta Alves Sindicato dos Bancários do ABC Rodrigo Leite SEEB Bragança Paulista Rogério de Jesus Santos Conselho Estadual de Saúde Rogério Mamão Gouveia Inst de Pesq Energéticas e Nucleares Roque Assunção da Cruz Conf. Nacional dos Metalúrgicos da CUT Rosângela Ribeiro Gil Sindicato Engenheiros SP/Baix Santista Sandra Renata Canale Duracenko CRST Piracicaba Sergio Gomes OBORÉ Sergio dos Santos Sindisep-SP Silvana M Teixeira de Morais Sindicato dos Enfermeiros do Est de SP Simone Lopes Arrifano Sind. dos Enfermeiros do Est de SP Sofia Rodrigues do Nascimento Sind Emp. Estab Serv Saude Campinas Susana Ribeiro Evangelista CRST - PIRACICABA Tercio David Braga Gera Cidadania Terlânia Bruno OBORÉ Uriel Villas Boas Conf Nacional dos Metalúrgicos da CUT Vanessa Martos Gasquez DIESAT Vera Lucia Bison Domma Comunicação Wagner da Silveira Sindicato dos Metalúrg de Piracicaba/SP Wellington Costa OBORÉ
|
|