Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  3ª Jornada pela Democratização da Comunicação também lembrará Vladimir Herzog

  18/10/2005

A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social - ENECOS - em conjunto com o Coletivo Intervozes, entre outros movimentos, realiza, de 17 a 22 de outubro, a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.  As atividades, realizadas pelo terceiro ano consecutivo, prevêem o debate sobre digitalização dos meios, repressão às rádios livres e comunitárias, regulamentação da comunicação, entre outros temas, além de uma série de oficinas voltadas para estudantes de Comunicação.

Este ano, as atividades da Semana, que visam a ampliar o acesso das pessoas à produção de comunicação, se somam a série de eventos em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 25 de outubro de 1975 por agentes da ditadura militar. No dia 21 de outubro, sexta-feira, Herzog será lembrado no debate “Vlado, assassinado: o que mudou?”, que acontecerá às 19 horas, no Auditório Freitas Nobre, da ECA / USP.

A seguir, a programação completa da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Para conhecer a agenda de homenagens a Vladimir Herzog clique aqui


Semana Nacional pela Democratização da Comunicação

Agenda

Segunda-feira, 17 de outubro

- 12h30: ato de abertura.

Apresentações culturais, graffitti, malabares, etc.

Local: Av. Paulista, em frente ao prédio da Gazeta

- 14h: debate “Política das mídias”

Local:  Tuca Arena, PUC (R. Monte Alegre, 984) 

Terça-feira, 18 de outubro

- 18h30: Diálogo de movimentos sociais sobre o monopólio e democratização da mídia.

Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660)

 
Quarta-feira, 19 de outubro

- 19h: debate “Mídia alternativa e comunitária”

Local: Fito (Av. Angélica, 100 - Osasco)

 
Quinta-feira, 20 de outubro

- 9h: debate “Regulamentação dos meios de comunicação”

Local: Comfil, PUC (R. Monte Alegre, 984)

- 13h: ato “De costas para Hélio Costas”

Concentração: metrô vila mariana

- 19h: debate “Digitalização das mídias”

Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660)

 
Sexta-feira, 21 de outubro

- 19h: debate “Vlado, assassinado: o que mudou?”

Local: ECA, USP (Cidade Universitária, auditório Freitas Nobre)

 
Sábado, 22 de outubro

- 19h: cerimônia de encerramento. Assinatura da carta-compromisso da semana, entrega simbólica de antenas, mostra de vídeos.

Local: Instituto Pólis (Rua Araújo, 124)


Oficinas

A programação também conta com uma série de oficinas, voltadas especialmente para estudantes de escolas de comunicação. A intenção é trazer para os estudantes uma forma diferente de fazer comunicação e iniciar um diálogo destas escolas com a sociedade:

Comunicabem: é um projeto de criação de jornais e publicações com internos da Febem Brás e Barueri. Os internos têm aulas sobre técnicas básicas de fotografia, redação e entrevista, para depois partirem para a organização dessas publicações. As inscrições para esta oficina são com Carol (74219704 ou krollemos@yahoo.com.br). As oficinas acontecerão nos seguintes períodos:

3a. (18/10), à tarde

4a. (19/10), manhã

Rádio Heliópolis: é uma das rádios comunitárias mais conhecidas de São Paulo. Sua programação é feita inteiramente pela comunidade local e a gestão é coletiva. Inscrições com Sue (83065472 ou sueiamamoto@yahoo.com). A oficina acontecerá na quarta-feira (19/10), no período da manhã.

Revista Ocas: revista mensal, de circulação em são e rio de janeiro, vendida exclusivamente pela população sem moradia ou em situação precária, que se sustenta com esta atividade. Aborda temas políticos, sociais e culturais, e abre um espaço de expressão para moradores de rua. As inscrições são com Guilherme (73114779 ou guijeronymo@gmail.com). A oficina será no sábado (22/10), de manhã.

Revista Viração: voltada para a área de educação e comunicação, a Revista Viração nasceu para unir os jovens de todo Brasil em torno de alguns princípios, como a defesa dos direitos humanos, a educpaz e à solidariedade entre os povos. Sem fins lucrativos, a Vira é um projeto social impresso da organização não-governamental Associação de Apoio a Meninas e Meninos da Região Sé, que também possui um Centro de Defesa da Criança e Adolescente e um centro de recuperação para adolescentes e jovens dependentes de droga. As inscrições são com Carol (74219704 ou krollemos@yahoo.com.br). A oficina acontecerá na quinta-feira (20/10), de manhã

 
Mais informações:

www.democratizacaodacomunicacao.cjb.net

www.democratizacaodacomunicacao.blogger.com.br

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online