18/10/2005
A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social - ENECOS - em conjunto com o Coletivo Intervozes, entre outros movimentos, realiza, de 17 a 22 de outubro, a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. As atividades, realizadas pelo terceiro ano consecutivo, prevêem o debate sobre digitalização dos meios, repressão às rádios livres e comunitárias, regulamentação da comunicação, entre outros temas, além de uma série de oficinas voltadas para estudantes de Comunicação.
Este ano, as atividades da Semana, que visam a ampliar o acesso das pessoas à produção de comunicação, se somam a série de eventos em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 25 de outubro de 1975 por agentes da ditadura militar. No dia 21 de outubro, sexta-feira, Herzog será lembrado no debate “Vlado, assassinado: o que mudou?”, que acontecerá às 19 horas, no Auditório Freitas Nobre, da ECA / USP.
A seguir, a programação completa da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Para conhecer a agenda de homenagens a Vladimir Herzog clique aqui
Semana Nacional pela Democratização da Comunicação
Agenda
Segunda-feira, 17 de outubro
- 12h30: ato de abertura.
Apresentações culturais, graffitti, malabares, etc.
Local: Av. Paulista, em frente ao prédio da Gazeta
- 14h: debate “Política das mídias”
Local: Tuca Arena, PUC (R. Monte Alegre, 984)
Terça-feira, 18 de outubro
- 18h30: Diálogo de movimentos sociais sobre o monopólio e democratização da mídia.
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660)
Quarta-feira, 19 de outubro
- 19h: debate “Mídia alternativa e comunitária”
Local: Fito (Av. Angélica, 100 - Osasco)
Quinta-feira, 20 de outubro
- 9h: debate “Regulamentação dos meios de comunicação”
Local: Comfil, PUC (R. Monte Alegre, 984)
- 13h: ato “De costas para Hélio Costas”
Concentração: metrô vila mariana
- 19h: debate “Digitalização das mídias”
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660)
Sexta-feira, 21 de outubro
- 19h: debate “Vlado, assassinado: o que mudou?”
Local: ECA, USP (Cidade Universitária, auditório Freitas Nobre)
Sábado, 22 de outubro
- 19h: cerimônia de encerramento. Assinatura da carta-compromisso da semana, entrega simbólica de antenas, mostra de vídeos.
Local: Instituto Pólis (Rua Araújo, 124)
Oficinas
A programação também conta com uma série de oficinas, voltadas especialmente para estudantes de escolas de comunicação. A intenção é trazer para os estudantes uma forma diferente de fazer comunicação e iniciar um diálogo destas escolas com a sociedade:
Comunicabem: é um projeto de criação de jornais e publicações com internos da Febem Brás e Barueri. Os internos têm aulas sobre técnicas básicas de fotografia, redação e entrevista, para depois partirem para a organização dessas publicações. As inscrições para esta oficina são com Carol (74219704 ou krollemos@yahoo.com.br). As oficinas acontecerão nos seguintes períodos:
3a. (18/10), à tarde
4a. (19/10), manhã
Rádio Heliópolis: é uma das rádios comunitárias mais conhecidas de São Paulo. Sua programação é feita inteiramente pela comunidade local e a gestão é coletiva. Inscrições com Sue (83065472 ou sueiamamoto@yahoo.com). A oficina acontecerá na quarta-feira (19/10), no período da manhã.
Revista Ocas: revista mensal, de circulação em são e rio de janeiro, vendida exclusivamente pela população sem moradia ou em situação precária, que se sustenta com esta atividade. Aborda temas políticos, sociais e culturais, e abre um espaço de expressão para moradores de rua. As inscrições são com Guilherme (73114779 ou guijeronymo@gmail.com). A oficina será no sábado (22/10), de manhã.
Revista Viração: voltada para a área de educação e comunicação, a Revista Viração nasceu para unir os jovens de todo Brasil em torno de alguns princípios, como a defesa dos direitos humanos, a educpaz e à solidariedade entre os povos. Sem fins lucrativos, a Vira é um projeto social impresso da organização não-governamental Associação de Apoio a Meninas e Meninos da Região Sé, que também possui um Centro de Defesa da Criança e Adolescente e um centro de recuperação para adolescentes e jovens dependentes de droga. As inscrições são com Carol (74219704 ou krollemos@yahoo.com.br). A oficina acontecerá na quinta-feira (20/10), de manhã
Mais informações:
www.democratizacaodacomunicacao.cjb.net
www.democratizacaodacomunicacao.blogger.com.br
|