06/10/2005
Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontando a redução no número de mortes causadas por armas de fogo no Brasil é um dos destaques da edição de outubro dos programas de rádio Plantão Saúde. Produzidos pela OBORÉ há seis anos, os programas são distribuídos mensalmente para a Rede de Comunicadores pela Saúde que integra 543 emissoras de rádio de todo o país.
Em 13 anos, é a primeira vez que caem os índices de mortes por armas de fogo. Segundo Jarbas Barbosa, Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, um dos entrevistados no programa, o fato é reflexo da Campanha Nacional de Desarmamento, iniciada em 2004. Quem também fala sobre o assunto é José Gregori, ex-ministro da Justiça e atual presidente da Comissão de Direitos Humanos de São Paulo. Ele ressalta a importância da sociedade debater intensamente o tema, uma vez que, no dia 23 de outubro, será realizada a votação do Referendo que vai decidir pela proibição ou não da comercialização de armas de fogo e munição em nosso país.
Os outros programas deste mês, dão seqüência à série de entrevistas abordando a Saúde do Trabalhador e os preparativos da 3ª Conferência Nacional, que acontece em Brasília, entre os dias 24 e 27 de novembro.
O Ministro da Previdência Social, Nelson Machado; a Profª Rosiver Pavan, presidenta da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro; e os jornalistas Rodrigo Savazoni e Aloísio Milani, respectivamente redator-chefe e coordenador de pautas da Radiobrás, completam a lista de entrevistados pelo Plantão Saúde.
Ouça os programas
Saiba mais sobre a Rede de Comunicadores pela Saúde |