05/10/2005
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV - e a OBORÉ iniciam no próximo sábado (08/10), o IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado. O curso, promovido pelo CICV em diversos países, tem por objetivo aumentar o conhecimento dos jornalistas e estudantes de jornalismo sobre o Direito Internacional Humanitário oferecendo subsídios para melhor compreensão das situações humanitárias resultantes de conflitos armados, situações de tensões internas e distúrbios.
A atividade, que será coordenada pelo jornalista José Roberto de Alencar, integra o Projeto Repórter do Futuro e conta com apoio da Faculdade Cásper Líbero, Universidade Metodista de São Paulo, Cursinho Inteligente Escola de Comunicações e Artes da USP, Universidade Mackenzie, PUC - SP.
A metodologia aplicada é a que caracteriza os cursos do Projeto Repórter do Futuro: após palestra, os convidados concedem entrevista coletiva aos participantes. Se tiver 100% de freqüência e publicar, no mínimo, uma matéria sobre os temas abordados no curso, em qualquer veículo jornalístico, o estudante recebe de volta o cheque pós-datado entregue no início da atividade.
Realizam palestras neste sábado, Michel Minnig, atual representante do CICV para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, falando sobre o impacto humanitário das situações de violência armada que se manifestam na América Latina atualmente; João Paulo Charleaux, assessor de Comunicação do CICV no Brasil, discorrendo sobre a atuação do CICV no Brasil; e Fabiano Maisonnave, repórter da editoria Mundo do jornal Folha de S. Paulo, que fará uma análise do papel do jornalista na cobertura dos recentes episódios de violência na América do Sul e o papel da imprensa na cobertura da violência no Brasil.
O curso acontecerá no Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ (Rua rego Freitas, 454 - 8º andar) , nos sábados, 08 e 15 de outubro , das 09 às 17 horas, e no dia 22 de outubro, das 09 às 12h. |