05/10/2005
|
Série de 13 oficinas reúne profissionais da saúde e comunicadores de rádios comunitárias de Guarulhos. O objetivo é aproximar as duas áreas para que possam juntas trabalhar a favor da comunidade | A 4ª oficina do projeto "Comunicação, Saúde e Comunidade: a contribuição das rádios comunitárias" - promovido pela Secretaria de Gestão Participativa do Ministério de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, com coordenação técnica do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Hemeroteca Sindical Brasileira e OBORÉ – aconteceu na manhã desta quarta (05) em Guarulhos (SP) e teve como tema “Modelos de Atenção à Saúde”.
O destaque do encontro, entretanto, ficou por conta de um debate sobre a atuação das rádios comunitárias.
A partir do filme "Uma Esperança chamada Rádio" (Jessé Silva, 2004), os participantes levantaram questões sobre a importância da radiodifusão comunitária, seus alcances e limites. O documentário narra a história da Rádio Esperança FM e conta como a emissora tem contribuído para a transformação da realidade de Guaribas (PI), pequeno município situado a 600 quilômetros de Teresina, capital do Estado. Implantada em março de 2003, a emissora foi reinvindicada pelos moradores em pesquisa do Conselho Gestor do programa Fome Zero. Para a população, ter uma rádio era tão importante quanto ter água e comida.
Apesar de o filme tratar de um contexto social bastante distinto do de Guarulhos, os participantes identificaram, durante o debate, diversos pontos em comum com a atuação das rádios comunitárias locais, seu papel e seus desafios. Citaram a participação da comunidade, o serviço público prestado pela emissora, o uso de linguagem próxima à dos moradores. Em seguida, foi feita uma aproximação com os temas já discutidos, com o intuito de observar como as pequenas emissoras podem atuar na promoção da saúde.
A próxima oficina acontece no dia 14 de outubro e inaugura a série de encontros temáticos, tratando de DSTs e AIDS.
|