Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Presidente Lula lança Pontos de Cultura em Heliópolis
Terlânia Bruno
  23/09/2005

Patricia Andrade e Sergio Gomes (fundo), do Ponto de Cultura Vila Buarque e Geronino, coordenador da Rádio Heliópolis, também Ponto de Cultura, reunidos no Espaço Aloysio Biondi, na OBORÉ
O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Cultura Gilberto Gil estarão em Heliópolis, no dia 3 de outubro (segunda-feira), às 15h30, onde se dará a solenidade de lançamento dos Pontos de Cultura de São Paulo. 

A comitiva visitará a sede da União de Núcleos, Associações e Sociedades de S. João Clímaco e Heliópolis - UNAS e o estúdio da Rádio Heliópolis se dirigindo, em seguida, à quadra da Associação, onde serão feitos os pronunciamentos. A Rádio Heliópolis é um dos 35 Pontos de Cultura 
do Estado selecionados pelo Ministério da Cultura.

Geronino Barbosa, coordenador da rádio, esteve reunido na manhã desta sexta (23), na OBORÉ, para discutir a cobertura da cerimônia. Antiga parceira da Rádio Heliópolis, a OBORÉ coordenou os Fóruns de Avaliação e Planejamento da emissora, realizados entre julho de 2004 e fevereiro de 2005, envolvendo a comunidade na discussão para melhorar a programação da rádio e encontrar formas de garantir a sua auto-sustentabilidade. A OBORÉ, junto com o Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos - IPSO - coordena o Ponto de Cultura Vila Buarque.

A equipe da Rádio Heliópolis já está mobilizada tomando providências para a cobertura da cerimônia. Sete repórteres da comunidade se encarregarão da tarefa. Para isso, já contam com gravadores digitais obtidos através do Ponto de Cultura de Heliópolis. Durante a próxima semana a equipe se reunirá com a OBORÉ para que o material produzido na cobertura seja aproveitado, o máximo possível, na programação da rádio.

Eduardo Saron, superintendente do Itaú Cultural, que participou da reunião por telefone,  confirmou que estará presente e entregará ao Presidente, ao Ministro e à Rádio Heliópolis,  a caixa de CDs do Projeto Rumos, que também  será lançada na ocasião. Em seguida, Saron participará da primeira reunião dos Pontos de Cultura de São Paulo que vai acontecer na sede da UNAS. Ele vai verificar ainda a possibilidade de o Itaú Cultural transmitir a solenidade, em tempo real, por internet, para que os Pontos de Cultura do país e as rádios tenham acesso ao material. 

A OBORÉ é parceira do Itaú Cultural na realização dos seminários Onda Cidadã: Radiodifusão, Cultura e Educação, que reúnem aliados de áreas diversas em torno da democratização da comunicação, em especial do rádio, a favor da cultura e da educação.

Nova casa, novos equipamentos

A Rádio Heliópolis está se preparando para sair da Rua da Mina para um local mais amplo, na Rua Paraíba, principal área cultural de Heliópolis, onde ficam a biblioteca, a creche e a quadra da UNAS.  Em trabalho coordenado pelo arquiteto Ruy Otake, a Rua Paraíba ganhou nova vida com as fachadas de suas casas pintadas de diversas cores. Na reunião de hoje, discutiu-se também que tipos de equipamentos são adequados para que a emissora possa melhorar suas transmissões.

Para marcar a nova fase, a Rádio Heliópolis acaba de produzir um novo folder, fruto do trabalho que a rádio desenvolveu nos seis fóruns em que a equipe pode debater abertamente seus problemas e seus principais objetivos. A idéia é que o folder, que apresenta a programação completa da rádio, de segunda a domingo, e suas principais atividades, facilite os apoios para que a rádio encontre meios de se manter.

O que são os Pontos de Cultura

O objetivo desse programa do Ministério da Cultura, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, é ampliar e estimular manifestações culturais que acontecem nos quatro cantos do país. Para isso, serão destinados recursos e equipamentos para a produção cultural, viabilizando também a capacitação, nas periferias de centros urbanos, áreas rurais, quilombolas, aldeias indígenas, entre outros. A previsão é de beneficiar, inicialmente, cerca de 1 milhão de pessoas, residentes em áreas carentes de todo o território nacional.

Cada ponto terá um kit multimídia, com câmera de vídeo digital, microfones, amplificador para gravação e dois computadores que vão funcionar como ilha de edição. O sistema adotado pelo programa é o software livre, que será usado para formar uma rede entre pontos conectados pela internet. 

A parceria com o Ministério do Trabalho viabiliza a capacitação de 50 jovens, por meio do programa Primeiro Emprego, em cada ponto. Eles vão receber uma bolsa no valor de R$ 150,00 mensais durante seis meses.

Entre os cursos na área cultural estão previstos DJ, grafite, contadores de estórias, orientadores de leitura, construtores e restauradores de brinquedos, programadores de software livre, metareciclagem, web design, animadores de programação cultural e festas, defensores do patrimônio, restauradores de bens patrimoniais, entre outras opções.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online