|
21/09/2005
|
Oficinas visam aproximar os serviços de saúde das rádios comunitárias. Ao todo, serão realizados 13 encontros | Aconteceu hoje em Guarulhos a 2ª Oficina do projeto "Comunicação, Saúde e Comunidade: a contribuição das rádios comunitárias", promovido pela Secretaria de Gestão Participativa do Ministério de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, com coordenação técnica do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Hemeroteca Sindical Brasileira e OBORÉ.
Foram 56 participantes entre representantes dos serviços de saúde e de rádios comunitárias. Para a discussão do tema central do encontro de hoje, "Saúde e Doença", foram formados grupos de trabalho mesclando emissoras e serviços de saúde, de acordo com as regiões da cidade.
A idéia central, esclarece o professor Luiz Carlos Meneguetti, um dos coordenadores do programa, é iniciar um relacionamento entre as rádios e os serviços de saúde, de modo a contribuir nos temas de interesse da comunidade. Uma questão que esteve presente durante toda a manhã de trabalho foi o desafio de se conhecer melhor a população atendida para, a partir daí, construir as estratégias de comunicação.
Nesse sentido, as rádios comunitárias são verdadeiras aliadas. O projeto está sendo desenvolvido em 13 oficinas que acontecerão semanalmente até 25 de novembro. O próximo encontro está marcado para o dia 30 de setembro, sexta-feira ( das 8 às 12 horas, no Centro de Formação de Educação Parque Júlio Fracalanza - Rua Joaquim Miranda, 471 - Vila Augusta - Guarulhos.) |
|