Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Elvira Lobato participa do PR do Futuro
Terlânia Bruno
  19/09/2005

Elvira Lobato: "Sempre há espaço para boas matérias". Ao lado, José de Alencar, coordenador do módulo
A premiada repórter da Folha de S. Paulo, Elvira Lobato foi a convidada do último sábado (17) do segundo módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, cursos de extensão universitária para estudantes de jornalismo desenvolvidos pela OBORÉ. Este módulo tem o apoio do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo - Sinpro, Sindicatos dos Jornalistas no Estado de São Paulo, Cursinho Inteligente e Associação Viva o Centro.

Com mais de 30 anos de carreira, Elvira Lobato diz nunca ter-se arrependido da escolha que fez pelo jornalismo, em especial o jornalismo investigativo, mesmo quando os tempos eram outros. "Hoje, há repórteres que ganham mais que editores, o que era impensável quando comecei a carreira", afirma.

Na conversa de quase duas horas com os estudantes, Elvira Lobato contou como produziu algumas de suas mais importantes reportagens

Decidida desde a época da faculdade, Elvira não esperou o diploma para aventurar-se na reportagem. A primeira matéria, produzida aos 19 anos, quando cursava o primeiro ano na Universidade Federal do Rio de Janeiro foi matéria de página inteira no Jornal do Brasil. A reportagem chamava-se  "Moças de pensão". Moradora do Catete, Elvira se misturou às pensionistas do bairro em busca de histórias para sua reportagem. Fez isso outras vezes: na fábrica De Millus, num abrigo de mendigos, numa favela.

O que ela acha de melhor na profissão é isso: a possibilidade de penetrar e conhecer diferentes universos. Elvira afirma encarar com o mesmo entusiasmo as viagens internacionais ou ao cerrado; à Amazônia ou à periferia das cidades. Para ela, o importante é estar atento às fontes de informação que podem vir de todos os lugares. "O repórter precisa ser muito humilde para saber que a fonte pode vir tanto de uma empregada doméstica quanto de uma pessoa mais graduada".

Estudantes atentos às histórias das grandes reportagens produzidas por Elvira Lobato
Há 20 anos e 11 meses na Folha de S. Paulo, Elvira entende que o bom repórter não deve descartar uma pauta por achá-la inverossímel. "É importante fazer a matéria com convicção, descobrir o que foi omitido ou ignorado". De acordo com ela, a matéria boa é aquela em que se trabalha muito. E o bom repórter aquele que procura saber sempre mais e que respeita o outro, mesmo que seja alguém alvo de acusação. 

Depois de falar sobre o processo de produção de algumas das reportagens do livro de sua autoria Instinto de Repórter (Publifolha, 2005), Elvira foi entrevista pelos estudantes.

No próximo sábado, os estudantes receberão o jornalista Sergio Pinto de Almeida, professor do Departamento de Jornalismo da PUC-SP e apresentador do programa "Jornal dos Trabalhadores" na Rádio 9 de Julho. Os convidados realizam palestra, depois concedem entrevista coletiva aos estudantes.

Leia mais

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online