14/09/2005
O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR - acaba de lançar a Cartilha de Formação que teve na sua elaboração a consultoria da OBORÉ. A publicação, que pretende contribuir na construção de "uma nova forma de estar e viver no mundo em coletividade", foi concebida como a "caixinha de ferramentas" que vai possibilitar a construção, reforma e implementação coletiva do projeto do MNCR.
A Cartilha apresenta as Bases de Acordo do MNCR, um conjunto de critérios básicos para estruturar a organização dos trabalhadores, definidos após a realização de dezenas de encontros em diversos Estados, além de dois congressos de abrangência latino-americana.
A publicação também reúne os métodos de reunião, análise da realidade e planejamento coletivo, aborda os principais fatos da História do Brasil e apresenta dados da Cadeia Produtiva e o papel do Catador de Material Reciclável no processo.
O Catador é quem faz a maior parte do processo de reciclagem do material, mas é o que menos recebe pelo seu trabalho. O MNCR pauta sua luta nos seguintes objetivos: A coleta de materiais recicláveis feita por Catadores; o pagamento aos Catadores pelos serviços de coleta de materiais; o controle dos Catadores sobre a cadeia produtiva de materiais recicláveis; a conquista de moradia, saúde, educação, creches para os Catadores e suas famíias; o fim dos lixões e sua transformação em aterros sanitários com o devido deslocamento dos Catadores para galpões que garantam a sobrevivência digna de todos.
Informações:
Secretaria Nacional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis Rua dos Estudantes, 287 - Liberdade - São Paulo tel (11) 3399.3475 secretarianacionalcatadores@uol.com.br www.movimentodoscatadores.org.br |