08/09/2005
Os estudantes do 2º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter recebem neste sábado (10), Fabio Altman, Editor da revista Istoé Dinheiro, e Frederico Vasconcelos, repórter da Folha de S. Paulo especializado em cobertura política e de administração pública.
O objetivo deste módulo, que faz parte do Projeto Repórter do Futuro, é promover o encontro dos estudantes com destacados jornalistas da impressa brasileira. Depois das palestras, os convidados concedem entrevistas coletivas oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender a se comportar neste tipo de atividade. Depois da entrevista, o coordenador do módulo, jornalista José Roberto de Alencar, avalia o desempenho dos estudantes.
O Projeto Repórter do Futuro adota o critério da Reembolsa. O estudante investe o valor do curso em cheque pós-datado, mas pode ter o seu cheque de volta. Para isso, deve comparecer a todos os encontros (sábados, das 10 às 13 horas); produzir um relato semanal de cada uma das palestras e enviar, até as 12 horas da segunda-feira, a seus colegas de classe, com cópia para a coordenação.
Os convidados
Fabio Altman começou sua carreira na revista Veja. Foi repórter, editor e correspondente em Paris. Acompanhou a Guerra do Golfo, o desmanche da União Soviética, a guerra civil na antiga Iugoslávia e a degradação política na Argélia. Esteve em duas Olimpíadas (1992 e 2000) e duas Copas do Mundo (1990 e 1994). Foi editor regional da TV Globo no Rio de Janeiro, editor da revista Info e Istoé Dinheiro, e editor-executivo da revista Época. É autor do livro A Arte da Entrevista (Boitempo Editorial).
Frederico Vasconcelos foi repórter especial da revista Manchete, sucursal Norte/Nordeste e Veja; redator-chefe no jornal Tendências do Trabalho / Labor Trends; repórter especial, editor e secretário de redação da Gazeta Mercantil. Na Folha de S. Paulo editou o Painel Econômico, atual Painel S/A (1985 a 1996). Foi colaborador do site Consultor Jurídico, Istoé, revista Imprensa, O Pasquim21, e o Globo. Ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (1969), Prêmio Bovespa de Jornalismo (1988), Prêmio Icatu de Jornalismo Econômico (1997), entre outros. Foi ainda finalista do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo com a reportagem “Mapa revela exclusão do lazer na periferia” (2002). Tem dois livros publicados: Fraude – Os bastidores do caso das importações de Israel pelo governo Quércia (Editora Scritta, 1994) e Juízes no Banco dos Réus (Editora Publifolha, 2005).
Informações:
Cley Guimarães tel (11) 3214.3766 cguimaraes@obore.com
|