Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Evandro Spinelli fala sobre jornalismo e informática
Terlânia Bruno
  05/09/2005

O jornalista Evandro Spinelli (dir) alia o jornalismo à informática e cria banco de dados a partir das informações do Diário Oficial. Ao lado, José Roberto de Alencar, coordenador do módulo e Marcelo Soares, da ABRAJI
Evandro Spinelli, Chefe de Reportagem de A Cidade, de Ribeirão Preto,  participou no último sábado 03, do segundo módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, atividade do Projeto Repórter do Futuro voltada para estudantes de jornalismo. Neste módulo, que desenvolve-se de 20 de agosto a 24 de setembro, os 17 estudantes de diversas faculdades da Capital terão a oportunidade de ficar frente à frente com alguns dos principais nomes do jornalismo brasileiro.

O paulistano da Vila Matilde (Zona Leste da cidade) Evandro Spinelli vive em Ribeirão Preto desde 1997 e entrou no jornalismo quase por acaso. Militante do PC do B, especializou-se em processamento de dados e levou os conhecimentos em informática para a atividade jornalística. "Fui decobrindo e aperfeiçoando a técnica de aliar o jornalismo à informática e isso tem ajudado muito na produção de matérias", afirma.

Depois da palestra, Spinelli concede entrevista coletiva. Oportunidade do estudante treinar para a atividade futura. À partir da esq.: Soares, Alencar, Spinelli, Álvaro Azevedo (Cursinho Inteligente) e Sergio Gomes (OBORÉ)
Leitor assíduo do Diário Oficial de Ribeirão Preto, Spinelli garante que o jornal aponta pautas, bastando uma leitura mais atenta, o que ele faz diariamente. Leis aprovadas, licitações, compra de merenda e medicamentos, nomeações e demissões, gastos com educação e saúde e balancetes da prefeitura são notícias que ele lê com atenção e armazena em seu banco de dados.

Spinelli é hoje um dos jornalistas que mais entendem de administração pública. Monitor da Associação Brasileira de Jornalimo Investigativo - ABRAJI - para cursos sobre Reportagem Auxiliada por Computador (RAC) e cobertura investigativa da administração pública, ele acha que a internet é uma excelente fonte de pesquisa, mas é preciso saber onde buscar as informações. "A internet é o veículo de comunicação mais democrático que existe e, por isso, mesmo, todo cuidado é pouco. É preciso conhecer os sites e saber onde buscar as informações confiáveis".

Módulo reúne 17 estudantes de Faculdades de Jornalismo da Capital. Atividade acontece aos sábados, das 10 às 13h, no Centro de Imprensa Redação / Escola da OBORÉ
No próximo sábado, 10 de setembro, os convidados são Fábio Altman, Editor revista Istoé Dinheiro e autor do livro A Arte da Entrevista (Boitempo Editorial) e Frederico Vasconcelos, repórter especial da Folha de S. Paulo e autor dos livros Fraude - Os bastidores do caso das importações de Israel pelo governo Quércia (Editora Scritta, 1994) e Juízes no Banco dos Réus (Editora Publifolha, 2005). 

O módulo é organizado pela ABRAJI e OBORÉ com apoio do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, Cursinho Inteligente e Associação Viva o Centro. 

Leia mais

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online