01/09/2005
O Maestro Martinho Lutero Galati, regente da Associazone Culturale Coral Cantosospeso, em Milão, do Fórum Coral Mundial e do Coral Luther King, criado por ele em 1970, em São Paulo, concede entrevista coletiva nesta sexta, 02 de setembro, às 12 horas, na OBORÉ - Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar (próximo à Igreja da Consolação).
Lutero integra a Comissão Organizadora da série de atividades Vlado - 30 anos de Vida Eterna - que acontecerão de 16 a 25 de outubro para homenagear a memória e os sonhos do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo.
Responsável pela direção artística do concerto "Paz e Direitos Humanos", que reunirá no Fórum Coral Mundial mais de mil vozes, segundo sua estimativa, Martinho Lutero dará detalhes sobre as peças escolhidas para a homenagem. Os concertos acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de outubro, domingo, às 16 horas, na Catedral da Sé de São Paulo, quando será realizado o Ato Inter-religioso com a presença de representantes de diversas religiões, ponto alto das homenagens a Herzog.
Até agora já está confirmada a participação de 740 vozes dos seguintes coros: Coral Luther King (80 vozes); Coral Todos os Cantos (20 vozes); Coral do Hospital Universitário (30 vozes); Coral do Centro Budista (100 vozes); Coral Yapapá (30 vozes); Coral do Centro Espírita (20 vozes); Coral da Comunidade Polonesa (30 vozes); Coral da Comunidade Judaica (80 vozes); Corais da Igreja Católica (100 vozes); Coral da Fito (40 vozes); Coral Infantil da Biase (120 vozes); Coral da Igreja Presbiteriana (40) vozes); Coral Igreja Anglicana Saint Paulo (30); Coral Israelita Brasileiro do Rio de Janeiro (50 vozes).
Além da organização das atividades que lembrarão Herzog, o Maestro Martinho Lutero veio a São Paulo também para apresentar o concerto "Pax - Canto da Terra de Amor e de Guerra" realizado nos dias 27, 28 e 30 de agosto, no Pateo do Collegio, com a participação especial da cantora Tetê Espíndola. O concerto faz parte da série "Cantos de Paz em Tempos de Guerra" que o Coral Luther King apresentou em agosto de 2004, em São Paulo.
O Maestro
Neto de judeu tcheco com índia e de calabrês com suíça, Martinho Lutero saiu de Alpercatas (MG) para receber o título de cidadão de Milão, honraria só conferida a Carlos Gomes, há mais de cem anos.
De Alpercatas Lutero passou por Rio de Janeiro, São Paulo, Paris e Maputo (África), tendo vivido os mais diversos papéis: diretor musical de "Hair", militante da ALN (Aliança Libertadora Nacional), fundador do Coral Luther King, estudante e pesquisador da UNESCO na África.
De Moçambique, chegou à Itália pelas mãos de Luigi Nono, com quem trabalhou durante quatro anos. Mesmo sendo um qualificadíssimo regente de orquestra, Martinho resolveu priorizar, em sua carreira, a música coral, tornando-se protagonista de um movimento internacional pela revalorização do canto coletivo, consolidado no Fórum Coral Mundial.
Mais informações:
Sira Milani tel (11) 8149.0029 siramilani@yahoo.it
|