Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Maestro Martinho Lutero concede entrevista coletiva nesta sexta, 02, às 12h, na OBORÉ
Terlânia Bruno
  01/09/2005

O Maestro Martinho Lutero Galati, regente da Associazone Culturale Coral Cantosospeso, em Milão, do Fórum Coral Mundial e do Coral Luther King, criado por ele em 1970, em São Paulo, concede entrevista coletiva nesta sexta, 02 de setembro, às 12 horas, na OBORÉ - Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar (próximo à Igreja da Consolação).

Lutero integra a Comissão Organizadora da série de atividades Vlado - 30 anos de Vida Eterna - que acontecerão de 16 a 25 de outubro para homenagear a memória e os sonhos do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo.

Responsável pela direção artística do concerto "Paz e Direitos Humanos", que reunirá no Fórum Coral Mundial mais de mil vozes, segundo sua estimativa, Martinho Lutero dará detalhes sobre as peças escolhidas para a homenagem. Os concertos acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de outubro, domingo, às 16 horas, na Catedral da Sé de São Paulo, quando será realizado o Ato Inter-religioso com a presença de representantes de diversas religiões, ponto alto das homenagens a Herzog.  

Até agora já está confirmada a participação de 740 vozes dos seguintes coros: Coral Luther King (80 vozes); Coral Todos os Cantos (20 vozes); Coral do Hospital Universitário (30 vozes); Coral do Centro Budista (100 vozes); Coral Yapapá (30 vozes); Coral do Centro Espírita (20 vozes); Coral da Comunidade Polonesa (30 vozes); Coral da Comunidade Judaica (80 vozes); Corais da Igreja Católica (100 vozes); Coral da Fito (40 vozes); Coral Infantil da Biase (120 vozes); Coral da Igreja Presbiteriana (40) vozes); Coral Igreja Anglicana Saint Paulo (30); Coral Israelita Brasileiro do Rio de Janeiro (50 vozes).

Além da organização das atividades que lembrarão Herzog, o Maestro Martinho Lutero veio a São Paulo também para apresentar o concerto "Pax - Canto da Terra de Amor e de Guerra" realizado nos dias 27, 28 e 30 de agosto, no Pateo do Collegio, com a participação especial da cantora Tetê Espíndola. O concerto faz parte da série "Cantos de Paz em Tempos de Guerra" que o Coral Luther King apresentou em agosto de 2004, em São Paulo.

O Maestro

Neto de judeu tcheco com índia e de calabrês com suíça, Martinho Lutero saiu de Alpercatas (MG) para receber o título de cidadão de Milão, honraria só conferida a Carlos Gomes, há mais de cem anos.

De Alpercatas Lutero passou por Rio de Janeiro, São Paulo, Paris e Maputo (África), tendo vivido os mais diversos papéis: diretor musical de "Hair", militante da ALN (Aliança Libertadora Nacional), fundador do Coral Luther King, estudante e pesquisador da UNESCO na África.

De Moçambique, chegou à Itália pelas mãos de Luigi Nono, com quem trabalhou durante quatro anos. Mesmo sendo um qualificadíssimo regente de orquestra, Martinho resolveu priorizar, em sua carreira, a música coral, tornando-se protagonista de um movimento internacional pela revalorização do canto coletivo, consolidado no Fórum Coral Mundial.

Mais informações:

Sira Milani
tel (11) 8149.0029
siramilani@yahoo.it

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online