29/08/2005
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV - e a OBORÉ realizam, nos dias 08, 15 e 22 de outubro, o IV Curso de Informação sobre Situações de Conflito Armado. O Encontro de Confraternização e seleção dos candidatos ocorreu no último sábado (27), na OBORÉ, parceira do CICV na organização do curso. Apóiam esta quarta edição, a Faculdade Cásper Líbero, Universidade Metodista de São Paulo, Cursinho Inteligente, Escola de Comunicações e Artes da USP, Universidade Mackenzie e PUC-SP.
Dos 101 pré-inscritos, compareceram ao teste de seleção 40 estudantes que, antes de responder o questionário, assistiram a um documentário de 15 minutos sobre as ações do CICV exibido no Cineclube do Ponto de Cultura da Vila Buarque (11º andar do mesmo prédio da OBORÉ e sede do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos).
Após o filme, o assessor de Comunicação do CICV, jornalista João Paulo Charleaux fez breve explanação acerca do papel do CICV e situações em que o Comitê intervém: conflitos armados internacionais; conflitos armados locais (no território de um Estado); e distúrbios internos, caracterizados por profunda perturbação da ordem.
A lista com os nomes dos 20 selecionados será divulgada neste site, no próximo sábado, 03 de setembro. O curso faz parte do Projeto Repórter do Futuro que adota o critério da Reembolsa. O estudante terá o valor investido no curso de volta se comparecer a todas as Palestras / Entrevistas Coletivas e publicar, no mínimo, uma matéria sobre os temas abordados, em qualquer veículo jornalístico.
Participam da quarta edição do curso Michel Minnig, representante do CICV para o Brasil, Argentina, Chile , Uruguai e Paraguai; Silvia Backes, coordenadora do escritório do CICV no Brasil, João Paulo Charleaux, assessor de Comunicação do CICV no Brasil; Fabiano Maisonnave, jornalista da Folha de S. Paulo; Gabriel Valadares, assessor jurídico do CICV e William Waack, âncora do Jornal da Globo.
Informações:
Cley Guimarães cguimaraes@obore.com tel (11) 3214.3766
|