22/08/2005
Reunindo 17 estudantes de jornalismo de sete faculdades, começou no último sábado (20), o segundo módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter que integra o Projeto Repórter do Futuro, cursos de complementação universitária desenvolvidos pela OBORÉ desde 1994. Organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI - e OBORÉ, o módulo conta com apoio do Sindicatos dos Professores do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, Cursinho Inteligente e Associação Viva o Centro. A proposta é colocar os futuros jornalistas em contato com destacados profissionais da imprensa brasileira. O primeiro deles foi o jornalista e escritor José de Alencar, responsável pela coordenação do módulo.
José de Alencar, coordenador do novo módulo
Álvaro Azevedo e Tânia, do Cursinho Inteligente, Sergio Gomes (OBORÉ) e José Alencar na abertura do segundo módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
Com larga experiência no jornalismo, tendo passado pelos principais jornais e revistas do país (Revista Exame, Realidade, Jornal Movimento, Gazeta Mercantil, Jornal de Brasília, Istoé, Folha de S. Paulo, Agência Dinheiro Vivo, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, DCI, Veja, O Globo, entre outros). Alencar estimulou o grupo a ousar sempre e não se contentar com informações superficiais. "Qualquer tema, qualquer assunto deve ser exaustivamente investigado", afirma.
Estudantes de sete faculdades de Jornalismo participam do módulo travando contato com profissionais que já chegaram lá.
Como exercício inicial, foi proposto que os estudantes se posicionassem sobre o papel da imprensa na cobertura das denúncias de corrupção envolvendo o governo Lula, simulando uma reunião de pauta. Depois das opiniões individuais sucedeu-se debate entre os alunos e posterior avaliação da coordenação. Alencar fez ácidos comentários aos últimos acontecimentos políticos, criticou o enfoque pouco aprofundado da imprensa e a distribuição da publicidade oficial do governo que privilegia sempre os mesmos veículos.
No encerramento das atividades, Alencar recebe O Pequeno Jornaleiro das mãos de Ana Luisa, diretora da OBORÉ
O módulo adota o critério da Reembolsa. Para ter de volta o investimento aplicado no curso, os estudantes devem comparecer a todas os encontros, fazer posteriormente um relato de todas as palestras / entrevistas coletivas e enviar por email aos colegas até as 12 horas de segunda-feira.
No próximo sábado (28), das 10h às 13h, os estudantes estarão frente à frente com Roberto Gazzi, editor executivo de O Estado de S. Paulo. As palestras/ entrevistas coletivas acontecem sempre aos sábados, no Centro de Imprensa / Redação Escola da OBORÉ e sede da Abraji - Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar.
Informações:
Cley Guimarães cguimaraes@obore.com tel (11) 3214.3766
Leia mais |