Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Comunicadores pela Saúde se reúnem pela primeira vez
Terlânia Bruno
  15/08/2005

Representantes de rádios comunitárias de São Paulo, participaram no sábado, 13, das 09 às 14h, do 1º Encontro da Rede de Comunicadores pela Saúde de São Paulo e Grande São Paulo que reuniu, pela primeira vez, as emissoras da região que transmitem o programa de rádio Plantão Saúde. Produzido pela OBORÉ desde 1999, o Plantão Saúde une na Rede de Comunicadores pela Saúde 527 rádios de todo o país - comerciais, educativas e comunitárias. O objetivo do encontro era avaliar a forma como as emissoras transmitem o programa e discutir propostas para melhorar o aproveitamento de seu conteúdo, além de promover a troca de experiências e integração entre as rádios.


Encontro  reuniu 12 rádios comunitárias da Capital e 
Grande São Paulo que fazem parte da 
Rede de Comunicadores pela Saúde

A idéia de uma reunião específica para tratar do programa Plantão Saúde foi sugerida pelos representantes da Rádio Colina, Lurdinha Pinheiro e Rocha D´Urano, e da Rádio Heliópolis, Geronino Barbosa, quando do encontro da Mesa de Trabalho da AMARC/SP (em 08 de julho) que discutiu sugestões a serem encaminhadas ao Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), responsável por analisar a situação da radiodifusão comunitária no país. A OBORÉ havia sido convidada a participar de reunião do GTI, em Brasília, e levaria as propostas das rádios comunitárias de São Paulo.

Outro incentivo para que as rádios se encontrassem surgiu a partir da visita da Rádio Alitaví à Rádio Heliópolis em busca de uma aproximação que pudesse ser útil a ambas. "Se houve essa vontade por parte de uma emissora, pode ser que outras também queiram esse intercâmbio", avaliou Geronino Barbosa, diretor da Heliópolis. Fixada a data desse primeiro encontro, a OBORÉ enviou correspondência para as 25 emissoras parceiras da Rede Comunicadores pela Saúde, em São Paulo e municípios vizinhos, convidando para a reunião. Representantes de 12 rádios participaram do encontro realizado na OBORÉ. 


Vôo de reconhecimento: emissoras se vêm no mapa da cidade


Pelo computador, os participantes do encontro fizeram 
um passeio  aéreo por São Paulo e puderam 
localizar suas emissoras

Um vôo panorâmico pelo mapa da cidade de São Paulo marcou o início das atividades, coordenadas por Cristina Cavalcanti, responsável pelo relacionamento com as emissoras da Rede, e Rafael Garcia, editor do programa Plantão Saúde. O vôo pelo computador, pilotado por Wellington Costa, jornalista da equipe da OBORÉ e um dos responsáveis por seu Núcleo de Gestão da Informação, possibilitou que cada uma das rádios presentes pudesse ter idéia de sua localização em relação às parceiras.

Em seguida, no Espaço Aloysio Biondi, os comunicadores ouviram mensagem gravada do Professor José Aristodemo Pinotti, Secretário Municipal da Educação, especialmente para o encontro. Pinotti destaca em sua fala, a importância das rádios, principalmente comunitárias,  ao veicular informações que colaboram na educação para a saúde. Veja íntegra abaixo.

Depois de ouvir do jornalista Rafael Garcia explicações detalhadas sobre a sua produção e cada um dos produtos - Entrevistas Exclusivas, Carta Falada, Ninho de Spots e Desfile Musical - os presentes falaram como utilizam os programas em suas emissoras e apresentaram sugestões. Há emissoras que transmitem o Plantão Saúde na íntegra, outras que editam ou adaptam trechos, de acordo com a necessidade da programação. Todas elas destacaram a importância do programa e a relevância dos temas abordados.


Troca de experiências: rádios discutem seus principais problemas

Um outro momento da reunião foi o da troca de experiências entre as emissoras em que cada um de seus representantes pôde falar de suas dificuldades no dia-a-dia e de que forma driblam os problemas, financeiros inclusive, para manter as rádios funcionando. A atividade foi coordenada por Ana Luisa Zaniboni, diretora da OBORÉ e responsável por seus diversos núcleos e projetos.

Finalizando o encontro, Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, fez uma retrospectiva das diversas ações que culminaram com a criação e aprovação da lei 14.013, sancionada pelo Prefeito José Serra em 23 de junho passado. A lei coloca nas mãos do Executivo municipal o poder de autorizar a concessão de outorgas para as rádios comunitárias em São Paulo e está, no momento, em processo de regulamentação.

O momento de confraternização do grupo deu-se por volta das 14h, no terraço do Edifício Copan, onde foi servido um lanche. O Copan faz parte das entidades da Vila Buarque que apóiam as rádios comunitárias e trabalhou, desde o início, na construção do projeto que virou a lei 14.013. Os outros parceiros dessa luta são a Biblioteca Monteiro Lobato, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a Igreja da Consolação e a OBORÉ.


Do terraço do Edifício Copan, grupo apreciou a vista da 
cidade. Outro encontro já  está marcado 
para 3 de setembro

A reunião foi tão produtiva que uma outra já está marcada para o dia 3 de setembro. Participaram do encontro: Edgar Gandarillas (Rádio Infinita FM); João Roberto Fernandes e Luis Gomes Alves (Rádio Futura); Rocha D´Urano e Maria de Lourdes Pinheiro (Rádio Colina); Airton Eduardo dos Santos (Rádio Alitaví); José Soares da Silva (Rádio Alternativa); Antonio Gonçalves (Associação Torre Forte); Almir Ribeiro dos Santos (Rádio Caminho para a Vida); Diácono Edilson Marcos (Rádio Catedral); Aguinaldo Bezerra Silva (Rádio Família); Jennifer da Silva, Bruno Ramos Pereira, Eugênio Drizlionoks, Leandro José da Silva, João Batista Alves Teixeira e Danilo de Oliveira (Rádio Heliópolis); Josemar Silva Santos, Edivan Félix Silva e José Rodrigues (Rádio Athos).

Íntegra da mensagem de José Aristodemo Pinotti, Secretário Municipal da Educação, médico, ex-Secretário de Saúde e de Educação do Estado de São Paulo, ex-deputado federal e professor de Ginecologia.

"Queria nesse momento cumprimentar as emissoras comunitárias da Rede de Comunicadores pela Saúde por esse programa fantástico que é o Plantão saúde, principalmente pelo fato de que passam para a população as questões de educação para a saúde. E eu explico por que. Hoje, nós conhecemos a maioria das causas da maioria das doenças e sabemos  que as causas dessas doenças estão todas ligadas a maus hábitos de saúde. O indivíduo fuma 30 anos e compra seu câncer de pulmão, a mulher não se protege na relação sexual e compra seu câncer de útero e assim por diante. As pessoas se alimentam mal, engordam, aumentam o colesterol e compram o seu enfarto do miocárdio, o seu acidente vascular cerebral. O que eu quero dizer com isso é que se as pessoas tiverem bons hábitos na alimentação, na prática de esportes, atividades físicas, se evitar fumo e álcool de forma exagerada, não engordar, não ser magro demais, etc. Quando as pessoas fazem isso, elas estão mantendo a sua saúde e além do mais, é muito importante para determinadas doenças cujas causas nós ainda não conhecemos, fazer diagnóstico precoce. Tudo isso se faz através de educação para a saúde e são as rádios, particularmente, as rádios comunitárias, com bom exemplo no programa Plantão Saúde que estão fazendo isso para nossa população. Portanto, a minha palavra é de parabéns, de estímulo e de solidariedade com tudo o que as rádios comunitárias vêm sofrendo. Elas estão fazendo um excelente trabalho para a nossa cidade, para nosso Estado e para as pessoas que aqui vivem. Um abraço a todos e parabéns!"

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online