Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Preso comunicador da rádio comunitária Canal +, de Bauru
Rafael Garcia
  05/08/2005

Cirineu Fedriz, integrante da equipe da rádio comunitária Canal +, de Bauru , interior do Estado de São Paulo, foi preso na manhã de hoje (05/08), em sua casa, por agentes da Policia Federal. Os policiais cumpriam o mandado de prisão expedido pelo Dr. Marcelo Freiberger, juiz federal da 3ª Vara, sediada no município.
 
Para explicar o motivo da prisão (quebra de fiança) é necessário voltar no tempo. Quem conta essa história é Paulo Marcos, comunicador da rádio Canal +. "No começo do ano, logo depois do Carnaval, funcionários da Anatel e agentes da Polícia Federal chegaram na sede da rádio com um mandado de busca e apreensão de todos os equipamentos e fechamento da emissora. Cirineu estava lá nesse dia e o delegado responsável pela ação, achou por bem dar voz de prisão ao diretor da associação por estar cometendo "flagrante delito".

A rádio Canal +, que faz parte da Rede de Comunicadores pela Saúde, é  gerida pela Associação de Ação e Participação Comunitária do Parque Jaraguá, e Cirineu é o diretor de comunicação. A associação se mobilizou, contratou advogado, pagou a fiança e Cirineu foi posto em liberdade, aguardando o julgamento do processo. Mas, o pessoal da  comunidade do Parque Jaraguá também resolveu que a rádio não ia ficar fora do ar. Alguns dias depois ela voltou a funcionar.

O delegado da Policia Federal em  Bauru, Dr. Guilherme Maddarena, não gostou nada de saber que a decisão da Justiça não estava sendo cumprida e denunciou esse desrespeito à 3ª Vara da Justiça Federal da cidade. Ainda não é sabido quando foi feita a denúncia e o pedido de prisão, pois o processo correu em segredo de Justiça.

Segundo o advogado de Cirineu, o Dr. Luis Alan Moreira Barbosa, o sigilo do processo termina quando o mandado expedido pelo juiz é cumprido, portanto, somente a partir de hoje é que será possível tomar ciência de toda a documentação para, em seguida, preparar o pedido de habeas corpos. O advogado acompanhou o depoimento de Cirineu na delegacia da Polícia Federal, local onde seu cliente está detido.

Fina ironia do destino: a Associação de Ação e Participação Comunitária do Parque Jaraguá, organiza o I Fórum de Rádios Comunitárias em Bauru, marcado para acontecer neste sábado (06/08). O principal convidado para debater o tema é Armando Coelho Neto, autor do livro "Rádio Comunitária não é crime" e presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal.

A seguir, o manifesto divulgado por Érika Cristina Cerci Moreira - kallcm@bol.com.br - filha do Dr Luiz Alan, advogado do Cirineu Fedriz.

Vergonha!

Hoje ocorreu um fato inédito no Brasil.

A Polícia Federal prendeu, na cidade de Bauru/SP, o diretor da rádio comunitária Canal Mais FM, atendendo aos interesses das rádios comerciais locais (cuja maioria no Brasil tem conchavos políticos). 

Até quando o povo será abruptamente calado?

Até quando seremos escravos dos interesses de grupos que manipulam os recursos públicos como Plenário, Senado, Judiciário e outros setores diversos que foram criados para servir e não para tiranizar a sociedade?

Pergunto se em outros países aceitariam tudo o que acontece no Brasil, com imparcialidade.

Com essa história de povo pacífico e de falsa democracia, estamos a mercê de interesses ocultos, sempre sendo manipulados pela parte corrompida da mídia.

Fica registrado o meu protesto através da divulgação deste fato vergonhoso.

Dê sua opinião, vamos debater esse assunto. Não fecharam uma rádio comunitária; calaram a boca de uma parte do nosso povo.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online