Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Projeto Repórter do Futuro realiza dois novos cursos
Terlânia Bruno
  12/08/2005

O Projeto Repórter do Futuro, cursos de complementação universitária para estudantes de jornalismo, desenvolvidos há 11 anos pela OBORÉ, realiza neste semestre dois novos cursos: o 2º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter (de 20 de agosto a 24 de setembro) e o IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado (8, 15 e 22 de outubro).

Organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI - e OBORÉ, o 2º módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" tem apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, Cursinho Inteligente e Associação Viva o Centro.

Coordenado pelo jornalista José Roberto de Alencar, repórter da revista Época, o novo módulo tem confirmadas as presenças dos jornalistas Roberto Gazzi, Editor Executivo de O Estado de S. Paulo (27/08); Evandro Spinelli, colunista de Política do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto/SP (03/09); Fabio Altman, Editor-Executivo da revista Época, autor do livro A Arte da Entrevista, e Frederico Vasconcelos, repórter da Folha de S. Paulo especializado em cobertura política e de administração pública (10/09); Elvira Lobato, repórter especial da Folha de S. Paulo (17/09), escreveu o livro "Instinto de Repórter"; e Sergio Pinto de Almeida, professor do Departamento de Jornalismo da PUC de São Paulo e apresentador do programa Jornal dos Trabalhadores, na Rádio 9 de Julho (24/09).

As pré-inscrições encerraram ao meio-dia desta sexta-feira, 12 de agosto. O Encontro de Confraternização e seleção dos candidatos para as 20 vagas será no dia 13 de agosto, sábado, às 13h30, no Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ e sede da ABRAJI (R. Rego Freitas, 454 - 8º and, - conj 82 - V. Buarque - próximo à Estação República do Metrô), onde também serão realizadas as palestras.

Para se medir o empenho real de cada participante, o projeto aplica o critério da Reembolsa, ou seja, cada selecionado paga R$ 600,00 na forma de um cheque pós-datado que lhe será devolvido ao final do módulo caso assista todos os encontros, produza um relato sobre o ocorrido em cada sábado e envie para a coordenação e colegas de classe até segunda-feira seguinte da palestra. 

 
Regras da guerra

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV - e a OBORÉ realizam, nos dias 8, 15 e 22 de outubro, o IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado. O objetivo dos cursos, que o CICV promove em todo o mundo, é aumentar o conhecimento dos jornalistas e estudantes de jornalismo sobre o Direito Internacional Humanitário e outros dispositivos legais necessários para analisar, interpretar, opinar e reportar as situações humanitárias resultantes de conflitos armados, situações de tensões internas e distúrbios.

As pré-inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 26 de agosto (sexta-feira). Encontro de Confraternização e seleção dos candidatos reúne os pré-inscritos, no sábado, 27 de agosto, às 13h30 horas, no Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ ( Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar - V. Buarque - próximo à Estação República do Metrô) para que respondam a um breve questionário e recebam informações detalhadas sobre o curso. Os nomes dos selecionados para as 20 vagas oferecidas serão divulgados no dia 3 de setembro.

Como todos os cursos do Projeto Repórter do Futuro, o IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado também terá o critério da reembolsa. Significa que cada selecionado investe o valor de R$ 300,00 ( um salário mínimo ), na forma de um cheque pós-datado, que lhe será devolvido ao final do curso. Para isso, o participante deve ter 100% de freqüência e publicar, no mínimo, uma matéria sobre os temas abordados no curso, em qualquer veículo jornalístico.

De 8 a 12 de agosto, os jornalistas João Paulo Charleaux, porta-voz do CICV no Brasil, e Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, visitaram algumas das principais Escolas de Jornalismo da cidade de São Paulo e falaram sobre o curso para cerca de 450 estudantes da Faculdade Casper Líbero (8 de agosto); Universidade Metodista de São Paulo (9 de agosto); Cursinho Inteligente (10 de agosto; ECA/USP (11  de agosto); PUC/SP (11 de agosto); e Universidade Mackenzie (12 de agosto, sexta-feira, 14h).

Participam desta quarta edição do curso , no dia 8 de outubro, das 9h às 12h, Michel Minnig, representante do CICV para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, Silvia Backes, coordenadora do escritório do CICV no Brasil e João Paulo Charleaux. À tarde deste mesmo dia (das 14h às 17h), quem fala aos estudantes é Fabiano Maisonnave, jornalista da Folha de S. Paulo.

No dia 15 de outubro, os estudantes encontram-se, das 9h às 12h, com Gabriel Valadares, assessor jurídico do CICV para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Na parte da tarde, das 14h às 17h, a conversa será com William Waack, âncora do Jornal da Globo. As atividades encerram no dia 22 de outubro, quando a coordenação do curso se reúne com os estudantes para avaliar o módulo e para a entrega dos certificados.


Jornalista de verdade

O Projeto Repórter do Futuro oferece, desde 1994, cursos de complementação universitária a estudantes de Jornalismo; tem como objetivo proporcionar alternativas de qualificação profissional aos estudantes que pretendem contribuir com o bom desenvolvimento da imprensa brasileira.

O Repórter do Futuro desenvolveu uma metodologia própria através de Conferências de Imprensa e Entrevistas Coletivas. Ao final dos módulos, há sempre a proposta de produção jornalística (impressa e radiofônica), com foco na prática reflexiva de cada participante - e não simplesmente na aplicação de técnicas.

Para medir o empenho de cada participante, o projeto considera o critério da reembolsa : o aluno investe o valor do curso, mas se assistir a todas as aulas e cumprir as tarefas solicitadas, recebe o seu dinheiro de volta.

Outra marca do projeto é a produção da série Cadernos de Jornalismo, reunindo a síntese das conferências. Os cursos são gratuitos e, para realizá-los, a OBORÉ faz parcerias com instituições que acreditam na importância dessa proposta.


Informações sobre os cursos:
Cleynyra Guimarães
tel (11) 3214.3766
cguimaraes@obore.com

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online