12/08/2005
O Projeto Repórter do Futuro, cursos de complementação universitária para estudantes de jornalismo, desenvolvidos há 11 anos pela OBORÉ, realiza neste semestre dois novos cursos: o 2º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter (de 20 de agosto a 24 de setembro) e o IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado (8, 15 e 22 de outubro).
Organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI - e OBORÉ, o 2º módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" tem apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, Cursinho Inteligente e Associação Viva o Centro.
Coordenado pelo jornalista José Roberto de Alencar, repórter da revista Época, o novo módulo tem confirmadas as presenças dos jornalistas Roberto Gazzi, Editor Executivo de O Estado de S. Paulo (27/08); Evandro Spinelli, colunista de Política do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto/SP (03/09); Fabio Altman, Editor-Executivo da revista Época, autor do livro A Arte da Entrevista, e Frederico Vasconcelos, repórter da Folha de S. Paulo especializado em cobertura política e de administração pública (10/09); Elvira Lobato, repórter especial da Folha de S. Paulo (17/09), escreveu o livro "Instinto de Repórter"; e Sergio Pinto de Almeida, professor do Departamento de Jornalismo da PUC de São Paulo e apresentador do programa Jornal dos Trabalhadores, na Rádio 9 de Julho (24/09).
As pré-inscrições encerraram ao meio-dia desta sexta-feira, 12 de agosto. O Encontro de Confraternização e seleção dos candidatos para as 20 vagas será no dia 13 de agosto, sábado, às 13h30, no Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ e sede da ABRAJI (R. Rego Freitas, 454 - 8º and, - conj 82 - V. Buarque - próximo à Estação República do Metrô), onde também serão realizadas as palestras.
Para se medir o empenho real de cada participante, o projeto aplica o critério da Reembolsa, ou seja, cada selecionado paga R$ 600,00 na forma de um cheque pós-datado que lhe será devolvido ao final do módulo caso assista todos os encontros, produza um relato sobre o ocorrido em cada sábado e envie para a coordenação e colegas de classe até segunda-feira seguinte da palestra.
Regras da guerra
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV - e a OBORÉ realizam, nos dias 8, 15 e 22 de outubro, o IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado. O objetivo dos cursos, que o CICV promove em todo o mundo, é aumentar o conhecimento dos jornalistas e estudantes de jornalismo sobre o Direito Internacional Humanitário e outros dispositivos legais necessários para analisar, interpretar, opinar e reportar as situações humanitárias resultantes de conflitos armados, situações de tensões internas e distúrbios.
As pré-inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 26 de agosto (sexta-feira). Encontro de Confraternização e seleção dos candidatos reúne os pré-inscritos, no sábado, 27 de agosto, às 13h30 horas, no Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ ( Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar - V. Buarque - próximo à Estação República do Metrô) para que respondam a um breve questionário e recebam informações detalhadas sobre o curso. Os nomes dos selecionados para as 20 vagas oferecidas serão divulgados no dia 3 de setembro.
Como todos os cursos do Projeto Repórter do Futuro, o IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado também terá o critério da reembolsa. Significa que cada selecionado investe o valor de R$ 300,00 ( um salário mínimo ), na forma de um cheque pós-datado, que lhe será devolvido ao final do curso. Para isso, o participante deve ter 100% de freqüência e publicar, no mínimo, uma matéria sobre os temas abordados no curso, em qualquer veículo jornalístico.
De 8 a 12 de agosto, os jornalistas João Paulo Charleaux, porta-voz do CICV no Brasil, e Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, visitaram algumas das principais Escolas de Jornalismo da cidade de São Paulo e falaram sobre o curso para cerca de 450 estudantes da Faculdade Casper Líbero (8 de agosto); Universidade Metodista de São Paulo (9 de agosto); Cursinho Inteligente (10 de agosto; ECA/USP (11 de agosto); PUC/SP (11 de agosto); e Universidade Mackenzie (12 de agosto, sexta-feira, 14h).
Participam desta quarta edição do curso , no dia 8 de outubro, das 9h às 12h, Michel Minnig, representante do CICV para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, Silvia Backes, coordenadora do escritório do CICV no Brasil e João Paulo Charleaux. À tarde deste mesmo dia (das 14h às 17h), quem fala aos estudantes é Fabiano Maisonnave, jornalista da Folha de S. Paulo.
No dia 15 de outubro, os estudantes encontram-se, das 9h às 12h, com Gabriel Valadares, assessor jurídico do CICV para o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Na parte da tarde, das 14h às 17h, a conversa será com William Waack, âncora do Jornal da Globo. As atividades encerram no dia 22 de outubro, quando a coordenação do curso se reúne com os estudantes para avaliar o módulo e para a entrega dos certificados.
Jornalista de verdade
O Projeto Repórter do Futuro oferece, desde 1994, cursos de complementação universitária a estudantes de Jornalismo; tem como objetivo proporcionar alternativas de qualificação profissional aos estudantes que pretendem contribuir com o bom desenvolvimento da imprensa brasileira.
O Repórter do Futuro desenvolveu uma metodologia própria através de Conferências de Imprensa e Entrevistas Coletivas. Ao final dos módulos, há sempre a proposta de produção jornalística (impressa e radiofônica), com foco na prática reflexiva de cada participante - e não simplesmente na aplicação de técnicas.
Para medir o empenho de cada participante, o projeto considera o critério da reembolsa : o aluno investe o valor do curso, mas se assistir a todas as aulas e cumprir as tarefas solicitadas, recebe o seu dinheiro de volta.
Outra marca do projeto é a produção da série Cadernos de Jornalismo, reunindo a síntese das conferências. Os cursos são gratuitos e, para realizá-los, a OBORÉ faz parcerias com instituições que acreditam na importância dessa proposta.
Informações sobre os cursos:
Cleynyra Guimarães
tel (11) 3214.3766
cguimaraes@obore.com |