06/06/2005
O arquiteto e urbanista Nabil Bonduk, ex-vereador da cidade de São Paulo foi o palestrante convidado em mais uma etapa do módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter", realizada no sábado, 04 de junho, na sede da Oboré Projetos Especiais. Bonduki foi o relator do Plano Diretor da Cidade que define a existência do Plano Diretor de Radiodifusão Comunitária, aprovado em novembro passado. Ele discorreu sobre a importância do Plano Diretor para a formulação e desenvolvimento das políticas públicas na cidade de São Paulo.
No início de sua exposição, Bonduki mostrou aos estudantes quais eram as diretrizes colocadas no último Plano Diretor da cidade (aprovado em 1971) e como elas contribuíram para o crescimento desordenado da metrópole paulistana. "Os planos formulados nessa época, de ditadura militar, eram autoritários, sem participação popular e não contavam com instrumentos urbanísticos para fazer valer a função social da propriedade. Foram planos distantes da gestão da cidade".
A necessidade de um novo Plano Diretor foi acelerada pela aprovação no Congresso Nacional, em 2001, do Estatuto das Cidades (lei que regulamenta o planejamento territorial municipal), que obriga cidades como São Paulo a sancionar Planos Diretores até outubro de 2006.
Em seguida, Bonduki expôs os principais pontos do novo Plano Diretor que dividiu a cidade em macro-áreas e macro-zonas, com o objetivo de requalificar essas regiões para que elas possam cumprir um novo papel no município nos próximos dez anos. "Hoje, o Plano Diretor busca o processo de planejamento contínuo da cidade, com participação da sociedade, com instrumentos urbanísticos para regular o processo de produção privada dos espaços de acordo com os interesses da maioria da população, e também aproximar a gestão da cidade. Políticas de transportes, de habitação, de meio ambiente, serão construídas a partir da lógica de pensar a cidade como um todo".
Com a conferência de imprensa realizada por Nabil Bonduki, encerra-se o ciclo obrigatório para os estudantes que participam deste módulo do Projeto Repórter do Futuro. De abril até agora foram realizados oito encontros consecutivos (sempre aos sábados) onde os futuros jornalistas tiveram contato com personalidades eleitas pelos próprios estudantes como as que mais entendem dos principais problemas - também definidas em votação - da cidade de São Paulo.
O encerramento oficial do módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" acontece no próximo dia 24 de junho, com a presença do jornalista Marcelo Beraba, ombusdman do Jornal Folha de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI. Nesse dia, serão entregues os certificados de conclusão do curso e a devolução dos cheques para os participantes que cumpriram as metas estabelecidas pela Reembolsa.
Saiba mais |