25/06/2005
O piquenique no terraço do edifício Copan já estava marcado para este sábado 25, e o objetivo era dar continuidade à festa de 4 de junho que comemorou a aprovação do projeto de lei 145 na Câmara dos Vereadores, onde tramitava desde 2001. Mais um importante passo numa caminhada de quatro anos para, de acordo com a proposta do projeto de lei, passar ao município o poder de autorizar o funcionamento das rádios comunitárias. A festa, no entanto, ganha novo significado, quando na última quinta 23, o Prefeito José Serra transforma o projeto em lei, a de número 14.013. (Veja íntegra da Lei)
Foto: Cadu Fernandez
E o piquenique ganha ares de celebração. Ganha nome - Piquenique nos Céus da Vila Buarque - e comemora, além do nascimento da lei 14.013, a conclusão de mais um módulo do Projeto Repórter do Futuro - "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter"; e a realização do 1º Encontro Nacional de Rádios Públicas que aconteceu no Itaú Cultural, de 23 a 25 de junho.
Fotos: Wellington Costa
Vila Buarque é o bairro onde estão localizadas as entidades que se articularam para pensar o projeto de lei - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Biblioteca Monteiro Lobato, Igreja da Consolação, edifício Copan e OBORÉ. A inciativa ganharia o apoio da Faculdade de Saúde Pública da USP e da Rádio Heliópolis. Por isso, o piquenique seria também mais um momento de confraternização de um movimento que vem crescendo, há mais de dez anos, para dar visibilidade ao bairro onde muita coisa acontece, inclusive a elaboração de um projeto que agora é lei! Então, VivaVilaBuarque!
Atitude corajosa
O deputado Carlos Neder, autor da lei 14.013 em parceria com o vereador Ricardo Montoro, foi um dos que participaram do piquenique na manhã ensolarada deste sábado. Neder elogiou o prefeito Serra por ter sancionado a lei de forma corajosa, vencendo resistência na área jurídica. Lembrou as dificuldades enfrentadas dentro da Câmara contra o projeto e a pressão do lobby das emissoras comerciais. "Nós sabemos que há várias controvérsias, que é um processo de convencimento, de formar opinião, de mostrarmos que a partir de São Paulo, é possível discutir uma nova relação do poder público com o processo de democratização das políticas, valorizando mais o papel do município e do nível estadual ."
Neder disse ainda que a luta até aqui valeu a pena não como um resultado definitivo, mas porque chamou a atenção para a questão da democratização dos meios de comunicação e para a situação das rádios comunitárias, em especial em São Paulo, onde não há nenhuma legalizada, além do potencial das rádios comunitárias como mercado de trabalho para os jovens. "Não podemos partidarizar essa questão, daí a simbologia de ser uma lei do Montoro (PSDB) e minha (PT), sendo um prefeito do PSDB a sancionar essa lei", afirmou.
Estiveram presentes também o chefe de gabinete do vereador Neder, Marco Manfredini, a vereadora Soninha e seu assessor jurídico Luis Nader, Bruno Caetano, assessor do Prefeito José Serra, o jornalista Gustavo Gindre, integrantes do Coletivo Intervozes, representantes da empresa Bi quad, uma das mais de 200 empresas de Santa Rita do Sapucaí especializada em tecnologia para radiodifusão, entre outros amigos. O vereador Ricardo Montoro está viajando, por isso não compareceu.
Deputado Carlos Neder, vereadora Soninha, que herdou os projetos de Neder na Câmara Municipal, Rafael, da equipe da OBORÉ, e o filho Luis
Luis Nader, Marco Manfredini, Ana Luisa Zaniboni, Juraci Bispo dos Santos (Rádio Voz do Desafio), Sergio Gomes e Rafael Garcia
Sergio Gomes, Luis Nader e Ana Luisa....
....brindando à lei 14.013 que acaba de nascer
Tatiana Loterzo e Marina Gonzalez, do Intervozes
Fernando Pereto, Daniel (Biquad) e Pastor Betel
Estudantes de jornalismo que fizeram o módulo...
"Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" ...
...confraternizam, pouco antes da palestra do...
jornalista Marcelo Beraba, encerrando o curso.
Manfredini, Nader, Bruno Caetano, assessor especial do Prefeito Serra, estudante Cadu Fernandez, Pereto (ao fundo)o garoto Luis e Sergio Gomes
Fernando Pereto, Sergio e João Paulo Charleaux, jornalista do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ao fundo)
Na OBORÉ, Marcelo Beraba faz a palestra de encerramento do curso "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter". Após, entrega o certificado de participação para os estudantes
|