Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  PR do Futuro encerra ´´Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter´´

  25/06/2005

O Projeto Repórter do Futuro encerrou neste sábado 25, o módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter", desenvolvido desde o dia 16 de abril. O jornalista Marcelo Beraba, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI, coordenadora do curso em conjunto com a OBORÉ, participou da aula de encerramento abordando a cobertura da violência no âmbito do jornalismo investigativo.
"Formação do repórter precisa melhorar", diz Beraba

Segundo Beraba, a tendência dos jornais é levar ao leitor mais do que o simples registro factual da violência e da criminalidade. Para ele, o trabalho do jornalista deve, acima de tudo, ajudar a população a entender quais são as causas da violência. Ele entende que, para atingir esse objetivo, é necessário que o trabalho da imprensa melhore em alguns aspectos, começando pela própria formação do repórter, que precisa de um conhecimento mais aprofundado sobre leis, funcionamento do sistema judicial e políticas de segurança. Outro ponto, segundo Beraba, é o número reduzido das fontes de informação que, no caso da cobertura da violência, se restringe aos órgãos políciais.

O jornalista destaca ainda a falta de continuidade no acompanhamento dos casos abordados pela reportagem. "Uma das maiores reclamações que recebo por parte dos leitores, é que no início da cobertura de um grande caso, o jornal dá um grande destaque ao assunto, mas não acompanha os desdobramentos do processo e os motivos que levaram a condenação ou absolvição dos acusados na Justiça", afirma.



Beraba fez a entrega dos certificados aos estudantes; 19 dos 25 participantes receberam a Reembolsa porque compareceram em todas as aulas, produziram todas as matérias referentes às Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletivas e conseguiram publicar ao menos uma delas em algum veículo de comunicação. Dezenove dos 25 participantes cumpriram esses quesitos. 

O jornalista João Paulo Charleaux, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha assistiu a palestra de Beraba e deu início às tratativas para a realização de um curso, no próximo semestre, em conjunto com a ABRAJI e OBORÉ, abordando questões relacionadas à cobertura da imprensa em conflitos armados.

Participaram das Conferências de Imprensa e concederam entrevistas coletivas aos estudantes, o jornalista Cláudio Tognolli, diretor da ABRAJI e repórter especial da Rádio Jovem Pan; Ana Maria Ciccacio e Teresinha Santana, da Associação Viva o Centro; José Aristodemo Pinotti, Secretário Municipal da Saúde; José Gregori, presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos; Maria Maeno, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador /SP; José Carlos do Carmo, médico sanitarista e do Trabalho; Frederico Bussinger, Secretário Municipal dos Transportes, e o jornalista Gilberto Dimenstein, colunista da Folha de S. Paulo; a educadora pedagógica Ausônia Donato; e o arquiteto e ex-vereador Nabil Bonduki.

O curso teve o apoio do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, Sindicato dos Professores no Estado de São Paulo , Cursinho Inteligente e Associação Viva o Centro

Saiba mais

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online