23/06/2005
O programa Rumos Itaú Cultural Educação Cultura e Arte realiza nesta sexta e sábado ( 24 e 25 de junho), em São Paulo, o encontro Espaços de transformação: cultura e arte na educação não-formal. O objetivo é promover a reflexão sobre a importância da arte e da cultura no contexto da educação não-formal, evidenciando seu papel no desenvolvimento humano e social.
Direcionado a profissionais da educação, especialistas da área da cultura e artistas, o encontro visa gerar trocas sobre o pensamento e a prática da educação não-formal em debates e aulas-espetáculo. Serão premiados os educadores que atuam em projetos desenvolvidos com crianças e adolescentes em organizações não-governamentais e outras instituições fora do contexto escolar. A instituição e/ ou organização onde ocorreram as experiências também será contemplada para dar prosseguimento às iniciativas e desenvolver novos trabalhos educativos.
Programas de rádio
A OBORÉ, parceira do Itaú Cultural nas ações do Onda Cidadã: Radiodifusão, Cultura e Educação, foi convidada a participar também do Rumos Educação, Cultura e Arte, produzindo uma série de dez programas de rádio a serem distribuídos, gratuitamente, a uma rede de cerca de 300 emissoras educativas, universitárias, comerciais e comunitárias em todo o Brasil.
A série radiofônica apresenta os objetivos do Programa Rumos Itaú Cultural a partir de depoimentos de seus coordenadores e promotores. Procura retratar experiências exitosas ligadas à educação não-formal que estão sendo desenvolvidas por todo o Brasil e que têm como foco a valorização de novos modelos de ensino-aprendizagem de caráter transformador através de linguagens artísticas e culturais.
Arte e pensamento
O programa Rumos Itaú Cultural foi criado em 1997 com o objetivo de identificar iniciativas, em todo o Brasil, tanto no terreno das artes - cênicas, musicais, interativas, audiovisuais, literárias - quanto no do pensamento - pesquisa acadêmica, educação, jornalismo - contribuindo para a realidade cultural e social do país. Esse mapeamento se dá por meio de palestras em várias cidades, visitas e ateliês de artistas, contatos com emissoras de rádio e TV e, principalmente, com a abertura de editais de inscrição.
Rumos Educação Cultura e Arte Encontro espaços de Transformação: Cultura e Arte na Educação Não-Formal Dias 24 e 25 Itaú Cultural Av. Paulista, 149 - São Paulo - SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Inscrições e informações tel (11) 2168.1876 instituto@itaucultural.org.br www.itaucultural.org.br
PROGRAMAÇÃO
sexta - 24
18h - Coffee de abertura
18h30 - Apresentação rumos educação cultura e arte
Mesa 1 - Cultura e arte como ferramentas da educação não-formal
Participantes
Maria Benites - Coordenadora do doutorado em educação da Faculdade de Educação da Universidade de Siegen, Alemanha, e diretora internacional do Instituto Vygotsky. Ana Mae Barbosa - Professora aposentada da pós-graduação em arte-educação da Escola de Comunicações e Artes da USP e professora visitante da The Ohio State University, Estados Unidos. Olga R. de Moraes von Simson - Socióloga, professora da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora do Centro de Memória da Unicamp. mediação Âmbar de Barros - Jornalista e coordenadora da Unesco em São Paulo, fundadora e vice-presidente da ONG Andi e diretora da ONG Midiativa.
20h30- Aula-espetáculo
Fernando Barba compositor, multiinstrumentista, criador e diretor musical do grupo Barbatuques. Com outros integrantes do grupo, utiliza o corpo como instrumento musical explorando as diferentes possibilidades de sons e ritmos.
Sábado, 25
14h30 - Mesa 2 educação para a cultura e educação pela cultura
Participantes
Hamilton Faria - Cordenador de projetos de desenvolvimento cultural do Instituto Pólis, secretário executivo do Fórum Intermunicipal de Cultura e professor de ciências sociais da Faap. Marina da Silva Kahn - Coordenadora de projetos de formação de professores e lideranças políticas indígenas e membro do Conselho de Ensino Superior Indígena do MEC. Kall [Carlos Alberto Alves de Souza] - Produtor cultural, pesquisador da cultura hip-hop, MC e conselheiro de projetos da ONG Ação Educativa. mediação Renata Sieiro Fernandes -Doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e consultora do programa Rumos Educação Cultura e Arte.
16h30 - Coffee-break
17h - Aula-espetáculo Anie Welter atriz e coreógrafa, apresenta proposta de criação teatral com base em materiais reciclados.
|