Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Rumos Educação Cultura e Arte

  23/06/2005

O programa Rumos Itaú Cultural Educação Cultura e Arte realiza nesta sexta e sábado ( 24 e 25 de junho), em São Paulo, o encontro Espaços de transformação: cultura e arte na educação não-formal. O objetivo é promover a reflexão sobre a importância da arte e da cultura no contexto da educação não-formal, evidenciando seu papel no desenvolvimento humano e social.

Direcionado a profissionais da educação, especialistas da área da cultura e artistas, o encontro visa gerar trocas sobre o pensamento e a prática da educação não-formal em debates e aulas-espetáculo. Serão premiados os educadores que atuam em projetos desenvolvidos com crianças e adolescentes em organizações não-governamentais e outras instituições fora do contexto escolar. A instituição e/ ou organização onde ocorreram as experiências também será contemplada para dar prosseguimento às iniciativas e desenvolver novos trabalhos educativos.

Programas de rádio

A OBORÉ, parceira do Itaú Cultural nas ações do Onda Cidadã: Radiodifusão, Cultura e Educação, foi convidada a participar também do Rumos Educação, Cultura e Arte, produzindo uma série de dez programas de rádio a serem distribuídos, gratuitamente, a uma rede de cerca de 300 emissoras educativas, universitárias, comerciais e comunitárias em todo o Brasil.

A série radiofônica apresenta os objetivos do Programa Rumos Itaú Cultural a partir de depoimentos de seus coordenadores e promotores. Procura retratar experiências exitosas ligadas à educação não-formal que estão sendo desenvolvidas por todo o Brasil e que têm como foco a valorização de novos modelos de ensino-aprendizagem de caráter transformador através de linguagens artísticas e culturais.

Arte e pensamento

O programa Rumos Itaú Cultural foi criado em 1997 com o objetivo de identificar iniciativas, em todo o Brasil, tanto no terreno das artes - cênicas, musicais, interativas, audiovisuais, literárias - quanto no do pensamento - pesquisa acadêmica, educação, jornalismo - contribuindo para a realidade cultural e social do país. Esse mapeamento se dá por meio de palestras em várias cidades, visitas e ateliês de artistas, contatos com emissoras de rádio e TV e, principalmente, com a abertura de editais de inscrição.

Rumos Educação Cultura e Arte
Encontro espaços de Transformação: Cultura e Arte na Educação Não-Formal
Dias 24 e 25
Itaú Cultural
Av. Paulista, 149 - São Paulo - SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Inscrições e informações
tel (11) 2168.1876
instituto@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br


PROGRAMAÇÃO

sexta - 24

18h -  Coffee de abertura

18h30 - Apresentação rumos educação cultura e arte

Mesa 1 - Cultura e arte como ferramentas da educação não-formal

Participantes

Maria Benites - Coordenadora do doutorado em educação da Faculdade de Educação da Universidade de Siegen, Alemanha, e diretora internacional do Instituto Vygotsky.
Ana Mae Barbosa - Professora aposentada da pós-graduação em arte-educação da Escola de Comunicações e Artes da USP e professora visitante da The Ohio State University, Estados Unidos.
Olga R. de Moraes von Simson - Socióloga, professora da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora do Centro de Memória da Unicamp.
mediação
Âmbar de Barros - Jornalista e coordenadora da Unesco em São Paulo, fundadora e vice-presidente da ONG Andi e diretora da ONG Midiativa.

20h30-  Aula-espetáculo

Fernando Barba compositor, multiinstrumentista, criador e diretor musical do grupo Barbatuques. Com outros integrantes do grupo, utiliza o corpo como instrumento musical explorando as diferentes possibilidades de sons e ritmos.

Sábado, 25

14h30 - Mesa 2 educação para a cultura e educação pela cultura

Participantes

Hamilton Faria - Cordenador de projetos de desenvolvimento cultural do Instituto Pólis, secretário executivo do Fórum Intermunicipal de Cultura e professor de ciências sociais da Faap.
Marina da Silva Kahn - Coordenadora de projetos de formação de professores e lideranças políticas indígenas e membro do Conselho de Ensino Superior Indígena do MEC.
Kall [Carlos Alberto Alves de Souza] - Produtor cultural, pesquisador da cultura hip-hop, MC e conselheiro de projetos da ONG Ação Educativa.
mediação
Renata Sieiro Fernandes -Doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e consultora do programa Rumos Educação Cultura e Arte.

16h30 - Coffee-break

17h - Aula-espetáculo
Anie Welter
atriz e coreógrafa, apresenta proposta de criação teatral com base em materiais reciclados.

 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online