Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Jorge Araújo visita OBORÉ e adere ao projeto VivaVila Buarque

  13/06/2005


Um dos mais experientes fotógrafos brasileiros, Jorginho quer registrar o que a Vila Buarque "mostra às claras". Com "O Pequeno Jornaleiro", ao lado de parte da equipe da OBORÉ, no Espaço Fortuna. À partir da esq: Cley, Terlânia, Luiza, Rafael, Sergio e Cristina

Fotojornalista autodidata, Jorge Araújo não é apenas um dos principais repórteres fotográficos do Brasil, nem o mais viajado de todos eles. Não sabe quantas milhas já andou de avião mas sabe que registrou " mais de três mil minutos de silêncio em campos de futebol". Não tem idéia de quantos países já carimbaram seu passaporte mas tem contabilizado "700 quilômetros de marchas e passeatas. Andando de costas".

Jorginho é membro do Conselho de Orientação Profissional do Projeto Repórter do Futuro, desde o seu início, em 95, e esteve visitando as instalações da OBORÉ no último dia 10 de junho, sexta-feira, ocasião em que pôde ter mais detalhes a respeito do estágio atual do Projeto VivaVila Buarque que, por sinal, também tem 10 anos de existência.

"Estou dentro ! Viajo agora para a Bolívia e, em julho,  para a Escócia: reunião do G8. Nesse intervalo quero registrar o que a Vila Buarque mostra às claras para todos, todas as semanas. Não digo que faço agora o registro da "alma" da Vila. Isso fica para a volta da Escócia. Quero fotografar, por exemplo, a grande feira de material de artes plásticas que se espalha, todos os domingos, por estas ruas e estacionamentos".
 
Na opinião do Jorginho, nenhum outro bairro tem mais "autoridade moral "para ocupar as empenas cegas, os paredões dos seus edifícios com obras dos grandes artistas paulistanos do que a Vila Buarque porque é aqui, neste bairro, que toda a cidade vem se abastecer de material de pintura.

Jorginho nasceu em Salvador, em 1952, e trabalha desde 1973 na Folha de S. Paulo. É um dos grandes nomes do fotojornalismo brasileiro, tendo documentado quatro Copas do Mundo (1978, 1982, 1986 e 1998), diversos outros eventos esportivos, como corridas de fórmula Indy e a Copa das Américas, bem como viagens e campanhas presidenciais e outros importantes eventos políticos. Entre os diversos prêmios que conquistou, destacam-se o Prêmio Esso de 1979 e o Prêmio Wladimir Herzog de Direitos Humanos, com o qual foi agraciado em quatro oportunidades, em 1983, 1984, 1985 e 1987, respectivamente. É autor do livro Uma ferida aberta na selva (1984).

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online