Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Projeto de lei das rádios comunitárias é aprovado na Câmara dos Vereadores de São Paulo
Terlânia Bruno
  12/05/2005

Grande vitória para uma luta que dura quatro anos! Foi aprovado em segunda votação, na Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Lei 145 que propõe a municipalização dos serviços de radiodifusão comunitária. Isso significa que o município passa a ser o responsável pela autorização de funcionamento das rádios comunitárias, descentralizando as decisões, hoje nas mãos do Ministério das Comunicações. As rádios comunitárias são regulamentadas pela lei 9.612/98 que, entre outras exigências, limita o alcance das emissoras a 1 Km de raio e potência de 25 watts, o que pode inviabilizar o funcionamento da rádio, dependendo da sua localização e relevo do terreno. O projeto, de autoria dos vereadores Carlos Neder (PT), hoje deputado estadual, e Ricardo Montoro (PSDB) foi apresentado para votação em plenário pelo vereador Montoro na noite de ontem, 11.

O PL 145 foi elaborado com base em tese do juiz federal (aposentado) Paulo Fernando Silveira que afirma: “Quando a Constituição diz no artigo 21 que compete à União Federal legislar sobre telecomunicação e radiodifusão, na realidade está dizendo naquilo que for da competência dela, ou seja, quando houver um interesse nacional em jogo ou envolvendo mais de dois Estados. Agora, quando o interesse é eminentemente local, como é o caso das rádios comunitárias, é inconcebível que a União queira disciplinar como faz atualmente, a altura de uma antena, o alcance de um bairro ou vila, porque é ingerência nos assuntos municipais."

A convite da OBORÉ, Silveira se reuniu, em fevereiro de 2001, com os vereadores Neder e Montoro, seus chefes de gabinete e respectivas assessorias jurídicas, para discutir o Projeto de Lei que começou então a ser construído. Neder e Montoro representavam na época, as duas maiores bancadas da Câmara. Protocolado em 27 de março de 2001, o Projeto de Lei 145/2001 foi aprovado em todas as Comissões – Comissão de Constituição e Justiça (22/05/2001); Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente (26/09/2001); Comissão de Finanças e Orçamento (08/03/2002) e Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica (04/04/02).

O PL segue agora para sanção do Prefeito José Serra. Outros municípios, como Itabuna (BA), São Gonçalo (RJ), Campinas e São Bernardo do Campo (SP), já sancionaram leis similares.

Leia mais

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online