07/04/2005
A vida do menino Graciliano Ramos, cheia de medos, angústias e a sua dolorosa descoberta do mundo no sertão nordestino é contada pelo jornalista Audálio Dantas no livro A infância de Graciliano Ramos. O livro integra a coleção infanto-juvenil A Infância de..., do Instituto Callis, e será lançado no domingo, dia 10, no Sesc Pompéia.
O projeto gráfico e as ilustrações são de Camila Mesquita; as fotos de Tiago Santana, que fez o ensaio fotográfico da exposição "O Chão de Graciliano" e imagens reproduzidas do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Na oportunidade os atores Nilson Muniz e Ricardo Nash, farão uma performance com base em textos de Graciliano.
A coleção, iniciada com Graciliano Ramos, de Audálio Dantas, e Tarsila do Amaral, de Carla Caruso, mostra as brincadeiras, os sonhos e as aventuras da infância de importantes artistas e escritores, o que eles tiveram de especial, suas fantasias, temores e desejos iguais aos de outros meninos e meninas.
O dia-a-dia da vida em família, as primeiras lições da escola e da vida, os primeiros contatos com a arte e a literatura são contados de forma encantadora. Assim o leitor poderá aproximar-se do universo particular de cada um dos personagens, conhecendo também um pouco da infância de outras épocas e outras regiões do Brasil.A história do menino Graciliano, contada por ele mesmo em prosa dura e seca, no livro Infância, é agora recontada pelo jornalista Audálio Dantas.
O autor
Nascido no interior de Alagoas, assim como Graciliano, Audálio sempre se interessou pelo escritor, cuja vida e obra pesquisou para produzir uma grande exposição (“O Chão de Graciliano”), inaugurada em 2003, no Sesc Pompéia, e remontada em várias outras cidades. Audálio mostra nesse livro, com muita delicadeza, o menino Graciliano, uma criança reprimida mas muito imaginativa, inconformada com a opressão e a injustiça.
Graciliano nasceu em 1892 e foi o primeiro dos dezesseis filhos que os pais tiveram. Muito cedo ele conheceu as asperezas da vida no sertão nordestino. O livro de Audálio Dantas mostra as dificuldades que o menino enfrentou para aprender a ler e escrever, principalmente porque seu pai, muito autoritário, e a maioria de seus professores queriam que ele aprendesse na marra. Muitos deles utilizavam a palmatória, objeto de madeira com que antigamente castigavam os alunos que não estudavam direito ou que apresentavam dificuldades para aprender.
A paciência e o carinho de uma irmã e de dona Maria, uma professora que, diferente das outras, “tinha alma de criança”, ajudaram o pequeno Graciliano a descobrir a magia das palavras. A partir daí, o menino não parou mais, até se tornar o grande escritor Graciliano Ramos, autor de clássicos como Vidas Secas e São Bernardo.
A coleção A infância de ... é incentivada pela Lei Rouanet.
Durante o lançamento os atores Nilson Muniz e Ricardo Nash farão uma performance intitulada “Graciliando Rumos”.
A Infância de Graciliano Ramos Lançamento: dia 10 de abril, domingo, a partir das 16:30h Local: Choperia do Sesc Pompéia Formato: 21 X 28 cm, 4 cores, 32 páginas Preço do livro: R$ 18,00
Mais informações:
Instituto Callis Rua Oscar Freire, 379 conj. 61 3068-5600 / SP / www.callis.com.br
Assessoria de Imprensa Audálio Dantas Comunicação e Projetos Culturais Vanira Kunc (11) 3673-1414/ 3865-2502 |