24/03/2005
Os radialistas que mais têm credibilidade junto à população da cidade de São Paulo estão sendo apontados na pesquisa "Quem fala com o Povo" aplicada este ano pela Ouvidoria Geral do Município. Os dez comunicadores eleitos até o dia 30 de março, quando encerra a pesquisa, receberão o Troféu Keiko Ogura Buralli que será entregue no dia 9 de abril. A premiação ocorre em comemoração ao Dia 7 de Abril que reúne três importantes datas: Dia Mundial da Saúde, Dia do Agente Comunitário de Saúde e Dia do Jornalista.
O objetivo do prêmio é sensibilizar esses comunicadores para os grandes temas da Saúde Pública e para a importância do papel de cada um na divulgação de informações, como vacinação, aleitamento materno e mortalidade materna e infantil, entre outras, que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da nossa população.
No ano passado, a pesquisa foi realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde da região de Vila Prudente e Sapopemba, supervisionados pela Associação de Saúde da Família e Fundação Zerbini. A entrega do prêmio - um móbile de origami do pássaro tsuru que simboliza prosperidade, saúde e felicidade - reuniu, na OBORÉ, familiares e amigos da professora Keiko, além de representantes da Secretaria Municipal da Saúde, que também apoiou a iniciativa.
Confira o resultado parcial da pesquisa "Quem fala com o Povo" (até 23 de março) 1º lugar: Heródoto Barbeiro (CBN) 2º lugar: Eli Correa (Rádio Capital) 3º lugar: José Paulo de Andrade (Bandeirantes) 4º lugar: Paulo Lopes (Rádio capital AM) 5º lugar: Padre Marcelo Rossi (Rádio Globo) 6º lugar: Laércio Maciel (Rádio Globo) 7º lugar: Emilio Surita (Jovem Pan) e Paulo Barbosa (Rádio Tupi AM) 8º lugar: Milton Neves (Jovem Pan) 9º lugar: Antonio Carlos (Rádio Globo) e Milton Jung (CBN) 10º lugar: Salomão Esper (Rádio Bandeirantes)
Quem foi Keiko Ogura
Falecida em 8 de março de 2002, Keiko Ogura era especializada em saúde da criança e do adolescente e em questões teórico-metodológicas da investigação em saúde. Fez parte do grupo voltado para a Saúde Integral do Adolescente e contribuiu de forma relevante na formação de sanitaristas nas décadas de 60 a 90, e de mestres e doutores em saúde pública, ministrando disciplinas e orientando alunos, até seu falecimento.
Leia notícia sobre a premiação de 2004
Futuros jornalistas
A entrega do Prêmio Keiko Ogura deste ano se dará no mesmo dia do teste de seleção dos estudantes de jornalismo que se inscreveram para o novo módulo do Projeto Repórter do Futuro - Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - e que também responderam a uma pesquisa, aplicada nas próprias escolas, indicando os principais problemas da cidade e os jornalistas que mais entendem de Brasil.
O temário do novo curso, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji - e OBORÉ, será construído de acordo com os resultados da pesquisa, respondida por 1.145 estudantes das principais faculdades de jornalismo de São Paulo - PUC-SP, ECA-USP, Cásper Líbero, São Judas, Mackenzie e Metodista - entre os dias 8 de fevereiro e 18 de março. Os jornalistas eleitos serão convidados a proferir palestra e conceder entrevista coletiva aos alunos sobre suas áreas de atuação e também a integrar o Conselho do Projeto Repórter do Futuro.
Além dos 25 estudantes selecionados, também terão vaga no curso, que acontece nos sábados dos meses de abril e maio, os comunicadores das rádios comunitárias que já tenham assinado o Termo de Parceria e Cooperação com o Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns, que auxilia as emissoras comunitárias nas questões jurídicas.
Teste de Seleção / Encontro de confraternização 9 de abril, 13h30 Centro de Imprensa / Redação Escola da OBORÉ Rua Rego Freitas, 454 - 8º and. - V. Buarque / SP
Mais informações e Inscrições |