16/03/2005
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST - acaba de distribuir o mais novo CD dos programas de rádio da série "Vozes da Terra". A edição do bimestre (fevereiro/março), que teve a parceria da OBORÉ, foi produzida em comemoração ao 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Os programas, quatro ao todo, têm em média 10 minutos e tratam dos seguintes temas: a luta das mulheres e a questão de gênero; a discriminação no mercado de trabalho; a exploração e mercantilização do corpo; e a vida das mulheres no campo.
O programa "Mulheres na luta" entrevista Flávia Pereira, ex-vereadora do município de São Paulo e fundadora da Casa da Mulher Lilith, e Miriam Nobre, da Sempre Viva Organização Feminista - SOF. O programa que trata do Mercado de Trabalho apresenta duas entrevistas. A primeira com Márcio Pochmann, professor do instituto de Economia e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp, e a outra com Alzira Rufino, fundadora da Casa de Cultura da Mulher Negra, em Santos, litoral de São Paulo.
Já a questão "Mercantilização do Corpo" é abordada por Maria Rita Kehl, psicanalista e autora do livro "A mínima diferença - o masculino e o feminino na cultura", e pelo publicitário Celso Loducca. Sobre o tema "Mulheres no Campo", falam Rosângela Cordeiro, da coordenação nacional do Movimento de Mulheres Camponesas - MMC, Maria Izabel Gren, militante do MST e participante do coletivo de gênero, o bispo D. Tomás Balduíno, presidente nacional da Comissão Pastoral da Terra - CPT, e Gilmar Mauro, da coordenação nacional do MST.
"Vozes da Terra" pode ser ouvido e baixado pela internet: www.mst.org.br
Mais informações: Setor de Comunicação do MST tel (11) 3361.3866 radio@mst.org.br |