28/02/2005
Foi realizado no último sábado (26), o 6º Fórum de Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis. Os encontros acontecem desde julho de 2004 e reúnem periodicamente grupos de trabalho para pensar estratégias de fortalecimento da emissora que está no ar há 12 anos.
Promovidos pela UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades de S. João Clímaco e Heliópolis) e coordenados pela OBORÉ e equipe da rádio, os fóruns discutiram cinco pontos prioritários : gestão e relacionamentos, programação, aspectos técnicos e jurídicos. A avaliação é que os encontros apresentaram resultados bastante satisfatórios e foram importantes para a organização da emissora e para unir a equipe responsável por colocar a rádio no ar todos os dias. As coordenações, tanto da UNAS quanto da rádio, pensam em dar continuidade aos fóruns e ficaram de planejar juntas o formato da segunda etapa dos encontros.
Foco de três reuniões da Mesa de Trabalho da AMARC em São Paulo, a Rádio Heliópolis foi supreendida no mês de janeiro com uma notificação da Anatel para encerrar as atividades. O apoio da OBORÉ, na condição de escritório paulista da AMARC, e de parlamentares, como o vereador Chico Macena, o deputado estadual Carlos Neder e a vereadora Soninha, foram importantes para reverter a situação. Por decisão da Casa Civil da Presidência da República, a notificação da Anatel foi suspensa e a rádio convidada a apresentar a documentação em Brasília, o quanto antes, para ter o seu processo para legalização agilizado. Apoiaram as seis edições do Fórum: Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns da Faculdade de Direito da PUC-SP; Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP; ABMI - Associação Brasileira da Música Independente; CeperRadcom - Centro de Elaboração de Projetos de Engenharia para Radiodifusão; Quimera Filmes - Helvécio Ratton, Diretor do Uma Onda no Ar; AMARC-Brasil - Associação Mundial de Rádios Comunitárias e Cidadãs.
Clique aqui para saber mais sobre os fóruns. |