16/02/2005
A OBORÉ e o Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo celebraram compromisso de parceria, na tarde desta terça (15), no Espaço Valdimir Herzog, como forma de comemorar o Dia do Repórter , 16 de fevereiro, que se inscreve , a partir de agora , no calendário de atividades oficiais da entidade.
O trabalho conjunto prevê, de início, que o Sindicato passe a divulgar amplamente as atividades do Projeto Repórter do Futuro , série de cursos de complementação universitária para estudantes de jornalismo que a OBORÉ promove há dez anos. Neste semestre ( inscrições abertas até 8 de abril através do www.obore.com ) realiza-se o módulo Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter que conta com o patrocínio e apoio da ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Ao mesmo tempo, OBORÉ desenvolverá intenso programa de visitas às salas de aula de todos os cursos de comunicação da Capital visando dobrar ( hoje são 400 ) o número de estudantes de jornalismo pré-sindicalizados (verifique em www.jornalistasp.org.br as condições para se associar como estudante de jornalismo ou jornalista recém-formado ) até 25 de outubro deste ano, solenidade entrega no Parlatino do Prêmio Vladimir Herzog .
O Sindicato realizará ainda, com início este ano e término no dia 16 de fevereiro de 2006, um ciclo de debates sobre as mudanças que o trabalho do repórter vem sofrendo nos últimos anos, seja devido ao surgimento de novas ferramentas e meios de comunicação, como a própria internet, seja devido ao enxugamento das redações.
OBORÉ e ABRAJI comprometeram-se a colaborar com idéias , propostas e contatos no Brasil e no exterior para que essa empreitada seja bem sucedida.
Foto: Wellington Costa
Parceria selada: Terlania Bruno, Eureni Pereira e Fred Ghedini (diretores do Sindicato); Sergio Gomes (OBORÉ), Marcelo Soares (ABRAJI), Álvaro de Azevedo e Ana Luisa Zaniboni ( OBORÉ).
|