15/02/2005
O chamado desenvolvimento sustentável está no centro das preocupações do economista José Eli da Veiga, professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Seu envolvimento com o tema vem desde o início dos anos 70, quando trabalhou na Estação Central de Economia e Sociologia Rurais, do Intra-Paris (Instituto Nacional da Pesquisa Agronômica, da França) e apresentou dissertação de mestrado sobre política rural da Comunidade Européia.
Nesses mais de trinta anos, José Eli continuou pesquisando e desenvolvendo atividades relacionadas ao tema - tanto como pesquisador e docente como nos postos que ocupou na administração pública - e agora lança três novas obras relacionadas ao que se conhece por desenvolvimento sustentável.
No próximo dia 21 de fevereiro (segunda-feira, às 19h30, no Restaurante Martin Fierro: Rua Aspicuelta, 683, Vila Madalena), acontece o lançamento de dois deles: A história não os absorverá nem a geografia, uma crítica a algumas concepções políticas nas áreas de história e geografia; e Do local ao global, que discute obstáculos colocados às sociedades nessas duas escolas extremas do espaço social. Ambos são editados pela Editores Associados e têm como pano de fundo o desenvolvimento sustentável.
Mas esse conceito é amplamente analisado numa terceira obra de José Eli: Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI – que será lançado duas semanas depois, no dia 7 de março (segunda-feira, na Livraria Cultura: Avenida Paulista, 2073). Este volume resgata o que de mais valioso esteve no debate internacional sobre desenvolvimento e meio ambiente nos últimos anos, abordando dos primórdios do debate no pós-guerra até a recente proliferação de índices de sustentabilidade ambiental.
O autor diz que este livro é destinado às pessoas “que pressentem que o desenvolvimento sustentável é um dos mais generosos ideais da humanidade, mas que, simultaneamente, percebem que a nebulosidade e ambigüidade da expressão geram inevitáveis ilusões”. Publicado pela editora Garamond, leva prefácio de Ignacy Sachs, diretor do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris e um dos principais pensadores do desenvolvimento na atualidade.
Sachs e a secretária-executiva da organização não-governamental WWF-Brasil, Denise Hamú, são presenças confirmadas para o debate de lançamento de Desenvolvimento sustentável, na Livraria Cultura.
LANÇAMENTOS
A história não os absorverá nem a geografia e Do local ao global Onde: Restaurante Martin Fierro (Rua Aspicuelta, 683, Vila Madalena, SP). Quando: dia 21/02/2005, às 19h30 Presença do “Quarteto Bossa Jazz”. Tel. (11) 3814-6747.
Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI Onde: Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2073, SP) Quando: dia 7/03/2005, às 19 horas Informações: (11) 3170-4442, com Sonia Goldfeder ou (11) 3887-1930, com Lays Sayon Saade
|