Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Ética no jornalismo e técnicas de reportagem: pauta do encontro de hoje com a jornalista Barbara Crossette

  18/01/2005

Barbara Crossette, jornalista norte-americana que durante 30 anos trabalhou no New York Times e chefiou os correspondentes do jornal na Ásia (1988 a 1991) e nas Nações Unidas (1994 a 2001), foi a convidada da ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, nesta terça (18), para discutir com profissionais brasileiros temas como a ética no jornalismo e técnicas de reportagem. O encontro, realizado no sede da ABRAJI / OBORÉ, faz parte do programa de intercâmbio do ICFJ - International Center for Journalists, e contou com a participação de jornalistas que atuam nas mídias impressa e eletrônica.

Barbara abordou um problema que vem crescendo em diversos países, especialmente nos Estados Unidos: a queda de credibilidade das reportagens produzidas pela imprensa. "Uma das principais acusações feitas à imprensa no mundo inteiro hoje em dia é de que ela é tendenciosa. Isso acontece por causa de uma arrogância histórica dessa imprensa. Ela muitas vezes recebe reclamações e não as ouve, não faz nada a respeito", afirma.

Essa postura, segundo Barbara, acaba levando à perda de credibilidade e, consequentemente, à queda na circulação dos exemplares e perda de público, mas os meios de comunicação só percebem quando já é tarde demais e isso se reflete em perda de dinheiro.

Ela diz ainda que nas últimas décadas, principalmente depois do caso Watergate, nos anos 70, os prêmios de jornalismo ganharam muita importância e isso acabou levando os jornalistas a buscarem "o furo" a qualquer preço. "Muitos se sentiram tentados a inventar histórias e exagerar nelas, provocando crise na reportagem, no modelo editorial e na administração das empresas jornalísticas, corroendo a credibilidade da imprensa".

Para Barbara, a crise de credibilidade da imprensa norte-americana pode ser traduzida em dois episódios recentes: a reeleição de George Bush, surpresa para muitos veículos de comunicação, e o caso das supostas armas químicas no Iraque. "Em ambos os casos, o problema foi de falha nas reportagens, porque havia informação e ainda assim a imprensa americana, por omissão, preferiu não ouvir todas as vozes".

Desde 2001, Barbara Crossette colabora com o serviço de notícias da ONU. Em sua passagem pelo Brasil, teve encontros com jornalistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e Minas Gerais. Contatos para convites podem ser feitos através da ABRAJI, com Marcelo Soares, tel (11) 3214.3766 – ramal 205 - abraji@abraji.org.br


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online