Um grande seminário marcou o final de 2004 nas questões relacionadas às rádios comunitárias em São Paulo e na Grande São Paulo. Foi mais uma edição do movimento Onda Cidadã: Radiodifusão, Cultura e Educação, que ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de dezembro na capital paulista, reunindo aliados de áreas diversas em torno de um mesmo propósito: democratização da comunicação, em especial do rádio, a favor da cultura e da educação. Entre radialistas, alunos e professores ligados ao projeto Educom.rádio, estudantes de jornalismo e de direito, o encontro contou com 142 participantes, representando 52 entidades.
Fotos: Wellington Costa
Sérgio Gomes (OBORÉ); Adriel Ferreira (Rádio Heliópolis), Taís Ladeira (AMARC Brasil), Eduardo Saron (Itaú Cultural), Luis Sobral (Itaú Cultural), Renato Rodrigues (Rádio Heliópolis) e Márcia Frojuelo (Rádioficina)
Trata-se do quinto seminário desse o movimento, iniciativa do Itaú Cultural com o apoio da OBORÉ, que desde setembro de 2003 passou a ser um articulador de gente que faz ou quer fazer rádio comprometido com a diversidade cultural, dedicado a apoiar novos caminhos para a educação e inclinado às causas de interesse público.
Desta vez, o tema do encontro foram as rádios comunitárias de São Paulo e da Grande São Paulo. Seminários, debates, exibição de vídeos, visita a torres de transmissão e confraternização entre os participantes estavam entre as atividades que fizeram desse final de semana um momento importante para a troca de experiências e para se planejar o futuro da radiodifusão comunitária na capital paulista.
Ao todo, 142 comunicadores passaram pelo Seminário Onda Cidadã 2004
O grande objetivo do Itaú Cultural para 2005, segundo Luis Sobral, coordenador do Onda Cidadã, é continuar apoiando as emissoras cidadãs, fazendo com que o Instituto seja cada vez mais útil aos radialistas.
Além do Itaú Cultural e da OBORÉ, entidades como Rádioficina, Escola de Comunicações e Artes da USP, Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns da PUCSP, Departamento Jurídico XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP, Conectas Direitos Humanos, Conselho do Jovem Advogado da OAB-SP, AMARC Brasil, Gens Projetos Educacionais e projeto Educom.rádio estavam entre os aliados que, cada um a sua maneira, se dispuseram a ajudar as rádios comunitárias.
Veja aqui a cobertura completa do 5º Seminário Onda Cidadã