22/12/2004
Uma reunião ontem, dia 21, entre as equipes da OBORÉ e do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos - IPSO, entidade com sede no mesmo prédio, deu a largada no início do planejamento conjunto entre as duas entidades para 2005. “Já sabemos que há uma grande afinidade histórica e filosófica entre IPSO e OBORÉ, mas agora vamos ver dentro do planejamento o que pode ser feito”, disse Sergio Gomes, diretor da OBORÉ.
Sergio Gomes, diretor da OBORÉ; Antônio Rezk, presidente do IPSO; e Carlos Seabra, diretor de tecnologia do IPSO
As duas entidades já compartilham a coordenação do Ponto de Cultura Vila Buarque - um dos 214 projetos selecionados pelo Ministério da Cultura na primeira fase do Programa Pontos de Cultura, em setembro deste ano. Com a implantação do projeto, o 8º e o 11º andar do edifício 454 da rua Rego Freitas (próximo da igreja da Consolação) estará aberto aos que moram ou trabalham na Vila Buarque e oferecerá atividades culturais e sociais nas áreas de rádio, vídeo, cinema e Internet. Assim, o visitante deixa de ser simplesmente um consumidor de cultura, arte e comunicação e passa a ser também um produtor. O início das atividades está previsto para o começo do ano que vem.
Antônio Rezk, presidente do IPSO, aproveitou a oportunidade para contar brevemente a trajetória do Instituto, que nasceu há 13 anos. Teve origem no Movimento Humanista Democrático (MHD), um movimento político que busca compreender os problemas mundiais. “Mas precisava-se de uma entidade que buscasse concretizar as idéias lá debatidas, onde fosse possível desenvolver projetos concretos “, explicou.
Cria-se então o IPSO, uma entidade sem fins lucrativos que tem como finalidade a realização de estudos, pesquisas e projetos que contribuam para a formulação e o conhecimento de novos paradigmas do pensamento e da ação.
Carlos Seabra, diretor de tecnologia do IPSO, contou sobre os projetos que o Instituto vem desenvolvendo atualmente. O principal deles é a Rede de Tecnologia Social, realizada através de parceria com a Fundação Banco do Brasil. Nesse sentido, Seabra propõe que a OBORÉ se integre imediatamente. “E também podemos fazer uma parceria para a produção de programas de rádio sobre essas ferramentas tecnológicas", sugere.
Entre as resoluções tiradas no final do encontro, destaca-se uma próxima reunião específica para planejamento e cronograma do Ponto de Cultura Vila Buarque, cujo início das atividades está previsto para o começo do próximo ano; e o encaminhamento conjunto das providências da reunião que ocorreu na sexta dia 17 com o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), cujo resultado é o documento "Em defesa do direito à comunicação e à liberdade do conhecimento" . O principal objetivo dessa articulação é o desenvolvimento de softwares livres em áudio que ficarão à disposição das rádios comunitárias.
|