Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Em defesa do direito à comunicação e à liberdade do conhecimento

  17/12/2004

O Instituto de Tecnologia da Informação - ITI - e a OBORÉ selaram compromisso de parceria, na última sexta-feira (17), quando Sérgio Amadeu, diretor-presidente do ITI, esteve na OBORÉ, onde foi recebido pela equipe de jornalistas da casa, além de representantes de entidades que lutam a favor da democratização da comunicação, da liberdade de expressão e do conhecimento (veja relação abaixo). A parceria visa, principalmente, disponibilizar softwares livres destinados à produção e distribuição de conteúdos em áudio para Rádios Comunitárias, Rádio-Escolas, Educativas, Universitárias, Culturais e Cidadãs. 

A visita de Sergio Amadeu, que teve como foco o acesso às novas tecnologias, fez parte da série "Nossa Sexta - Encontros para ver melhor o mundo", palestras que a OBORÉ promove periodicamente. 



Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e Sérgio Amadeu, diretor-presidente 
do ITI:  parceria para disponibilizar softwares livres


O ITI, autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, é a Autoridade Certificadora Raiz – AC Raiz da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. É a primeira autoridade da cadeia de certificação, executora das políticas de certificados e normas técnicas e operacionais aprovadas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. Tem como competências emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das autoridades certificadoras; gerenciar a lista de certificados emitidos, revogados e vencidos; executar atividades de fiscalização e auditoria das AC, das Autoridades de Registro e dos prestadores de serviço habilitados na ICP-Brasil.

Compete ainda ao ITI estimular e articular projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico voltados à ampliação da cidadania digital, onde sua principal linha de ação é a popularização da certificação digital e a inclusão digital, atuando sobre questões como sistemas criptográficos, software livre, hardware compatíveis com padrões abertos e universais e convergência digital de mídias.  

Sociólogo e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Sérgio Amadeu implantou e coordenou, de 2001 a 2003, o Governo Eletrônico da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde formulou e executou o plano de inclusão digital da cidade, dentre eles o projeto de telecentros nas áreas mais carentes do município.

Em sua gestão, os telecentros utilizando GNU/LINUX e aplicativos não-proprietários atingiram 85 mil usuários. Integrou o Conselho de Administração da PRODAM, empresa de processamento de dados de São Paulo, e o Comitê Gestor da Internet brasileira, que formulou o novo modelo de governança da rede no Brasil. Colunista de várias revistas especializadas, Sergio Amadeu é autor do livro Exclusão Digital: a miséria na era da Informação, editado pela Perseu Abramo, e  da  coletânea Software Livre e Inclusão Digital, da Conrad Editora. 

A seguir, o documento que formaliza a parceria:


Declaração-compromisso ITI / OBORÉ

O ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e a OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes  entendem que existe uma relação direta entre a luta pela democratização da comunicação - o direito à comunicação - e a luta pela liberdade de conhecimento.

Compreendem  também que os destinos da batalha pelo conhecimento livre e anti-monopolista dependem do grau de apropriação e entendimento que a sociedade em geral, e não somente especialistas, tenha do tema.

Neste sentido, lutas históricas como as da radiodifusão comunitária  que, antes de tudo, são também uma luta pela liberdade de expressão e do conhecimento , não podem passar ao largo de temas como a propriedade intelectual e o direito autoral.

Por isso, ITI  , OBORÉ, alguns de seus parceiros ( # nomeados abaixo ) e a comunidade de desenvolvedores e usuários do software livre, retomam, hoje,  empenho conjunto iniciado em agosto .

Esta parceria tem como principal objetivo disponibilizar para Rádios Comunitárias, Rádios-Escola, Educativas, Universitárias, Culturais e Cidadãs, um conjunto de ferramentas (softwares) livres destinadas à produção e distribuição de conteúdos em áudio.

Tal iniciativa possibilitará demonstrar - de forma irrefutável - que o software livre é um grande aliado da democratização da comunicação e que autonomia tecnológica e autonomia cultural são indissociáveis.

Estamos agora diante do desafio de colocar esta iniciativa em um cronograma de trabalho ( a ser  definido em janeiro próximo ) que nos permita apresentar resultados concretos à sociedade já no primeiro semestre de 2005.

São Paulo, 17 de dezembro de 2004

Espaço Aloysio Biondi, Estúdios/Centro de Imprensa da OBORÉ



Sergio Amadeu                                                                     Sergio Gomes
Diretor-Presidente do ITI                                                     Diretor da OBORÉ


# - Participantes do encontro :


No encontro, representantes de entidades que lutam a favor da 
democratização da comunicação, da liberdade de expressão e do conhecimento

ABMI - Associação Brasileira da Música Independente
CALA-BOCA JÁ MORREU - Educação pelos meios de comunicação
CEPERADCOM - Centro de Elaboração de Projetos d Engenharia Para Radiodifusão
CNC - Conselho Nacional de Cineclubes
ESCRITÓRIO D. PAULO - Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da PUC/SP
GENS - Assessoria e Consultoria em Educação e Comunicação
FÓRUM CORAL MUNDIAL
INTERVOZES
- Coletivo Brasil de Comunicação Social
IPSO -  Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos
LSI - Laboratório de Sistema Integráveis da Escola Politécnica da USP
LUTHER KING / Comunidade Coral
RÁDIOFICINA - Escola de Qualificação Profissional para Radialistas
PCVB - Ponto de Cultura da Vila Buarque / Ministério da Cultura

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online