|
10/12/2004
Entre comunicadores de rádios comunitárias, participantes do projeto Educom.rádio e estudantes universitários, foram mais de 120 inscritos para as 70 vagas do Seminário Onda Cidadã: Radiodifusão, Cultura e Educação, que começa amanhã. O tema do encontro, realizado pelo Itaú Cultural com apoio da OBORÉ, são as pequenas emissoras de rádio de São Paulo e da Grande São Paulo. Questões jurídicas, técnicas, políticas, de gestão e programação daquelas que são (ou querem ser) um instrumento de sua comunidade a favor do desenvolvimento local.
Duas atividades acontecerão simultaneamente durante o período da manhã: uma visita às instalações da Rádioficina – escola de qualificação profissional que forma cerca de 250 radialistas por ano - e o 5º Fórum de Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis. Durante a tarde, haverá um debate de extrema importância para as rádios comunitárias: seus aspectos legais e jurídicos.
Será um final de semana intenso (esticado até a manhã de segunda-feira), unindo as diversas pontas soltas que lutam pela democratização da comunicação e pelo fortalecimento das emissoras que realmente estão a favor do nosso povo.
A manhã de domingo começa no Pico do Jaraguá, para uma visita aos transmissores de rádio. Para a tarde está prevista a exibição de diversos vídeos e um debate com a participação da Associação Mundial das Rádios Comunitárias (AMARC). E o dia não termina por aí. Haverá, ainda, uma entrevista coletiva (seguida de show!) com o grupo Mestres da Guitarrada.
Na segunda pela manhã, está agendado um encontro com a Anatel, nas instalações da própria agência.
Mas, afinal, de onde vem o movimento Onda Cidadã?
Tudo começou em 2003, quando o Itaú Cultural desafiou a OBORÉ a pensar propostas de como ampliar a troca de experiências entre os radiodifusores e multiplicar o contato com quem vive rádio de maneira intensa e criativa.
O primeiro seminário reuniu, em São Paulo, em setembro de 2003, radialistas de 16 estados do Brasil. Em 2004, o Onda Cidadã passou por Bauru (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Ao todo, os eventos mobilizaram cerca de 250 comunicadores de emissoras comerciais AM ou FM, educativas, universitárias e comunitárias.
De evento a movimento foi um passo: o Onda Cidadã passou a ser um articulador de gente que faz ou quer fazer rádio comprometido com a diversidade cultural, dedicado a apoiar novos caminhos para a educação e inclinado às causas de interesse público.
PROGRAMAÇÃO
DIA 11 – SÁBADO
Grupo 1 (Rádios Comunitárias, Escolas, Estudantes Universitários)
09h Recepção, café da manhã e visita às instalações da Rádioficina
10h “Encontros para Ouvir melhor o Mundo”, Programa transmitido ao vivo pela Rádioficina / Transamérica On Line – www.radioficina.com.br, com Luis Sobral (coordenador do Onda Cidadã), e Eduardo Saron (superintendente das atividades do Itaú Cultural). Âncoras: Cyro César e Giovanna Modé
10h45 O papel do Rádio, sua função e sua história A trajetória tecnológica em seus 82 anos no Brasil Aula com professor Cyro César (diretor da Rádioficina)
Grupo 2 (Programadores da Rádio Heliópolis)
8h45 Café da manhã
9h 5º Fórum da Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis
Apresentação de alguns projetos resultados dos 4 Fóruns anteriores. Com Ana Luisa Zaniboni, diretora da OBORÉ, José Coelho Sobrinho, chefe do departamento de Jornalismo da ECA/USP, e Márcia Detoni, autora de dissertação de mestrado sobre a Rádio Heliópolis, defendida na ECA/USP.
10h Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva com Juca Kfouri, eleito pela comunidade de Heliópolis como uma das pessoas que mais entendem de esportes no País. Mediação: Wellington Costa e Adriel Ferreira.
12h15 Encerramento e entrega de certificados do 4º Fórum
12h30 Almoço de confraternização dos grupos 1 e 2
14 horas Visita à exposição Tudo é Brasil (ITAÚ CULTURAL)
15h Legislação e legalização das rádios comunitárias.
Saudação do juiz federal aposentado Paulo Fernando da Silveira
Mesa Redonda com: Anna Cláudia Vazzoler (Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns da PUCSP) Fábio Cordeiro Villar (Departamento Jurídico “XI de Agosto” da Faculdade de Direito da USP) Juana Kweitel (Conectas Direitos Humanos) Arles Gonçalves Júnior (Conselho do Jovem Advogado da OAB/SP).
16h45 Esclarecimento de dúvidas
DIA 12 – DOMINGO
9h Visita ao Pico do Jaraguá / Antenas de Transmissão de Rádio e TV Rua Antonio Cardoso Nogueira 539, acesso pelo km 18 da rodovia Anhanguera
11h Visita às torres da Rádio e TV Cultura Avenida Dr. Arnaldo
12h30 Almoço
14h O desafio da gestão nas rádios cidadãs
Apresentação de vídeos
A Cidade do Sol nas Ondas do Rádio (direção de Claudiney Ferreira, Itaú Cultural, 15 minutos, 2004) Bom dia Maria de Nazaré (direção de Bertrand Lira, Universidade Federal da Paraíba, 2003 ) Uma Esperança chamada Rádio (direção de Jessé Silva, Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí, 15 minutos, 2004). Vídeo sobre Jovens do Educom.rádio (direção de Eliza Capai, 10 minutos, 2004). Vídeo do Projeto Rádio Escola e Vídeo Escola de Sorocaba (Grácia Lima, 15 minutos, Gens Serviços Educacionais, 2004)
15h30 Comentários Taís Ladeira (AMARC Brasil – Associação Mundial de Rádios Comunitárias).
17h Gravação do Programa “Jogo de Idéias com: Mestres da Guitarrada” Os radialistas poderão realizar entrevistas com a banda. (ITAÚ CULTURAL)
18h Intervalo para café
19h30 “Toca Brasil com: Mestres da Guitarrada” Show aberto ao público. (ITAÚ CULTURAL)
DIA 13 – SEGUNDA
10h Encontro com a ANATEL Rua Vergueiro 3.073, Vila Mariana, SP Bate-papo sobre o canal 198, espaço rádio-elétrico FM e AM, troca de idéias sobre o Plano Diretor de Radiodifusão de São Paulo. Com Everaldo Gomes Ferreira, delegado regional da Anatel, e o engenheiro Marcondes de Oliveira Buarque, assessor técnico. Participação de Fernando Pereto, diretor do CEPERadcom - Centro de Elaboração de Projetos de Engenharia para Radiodifusão.
12h Encerramento
|
|