03/12/2004
Dias antes do Onda Cidadã 2004, o Itaú Cultural promove encontro para discutir mídia e cultura. Considerado um reflexo da criação cultural e ao mesmo tempo uma forma de criação de cultura, o jornalismo cultural tem sido alvo de discussões sob os mais variados enfoques. Sensível a essas discussões, o Instituto promove nos dias 8, 9 e 10 de dezembro o Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, com a proposta de refletir, avaliar e antever caminhos para essa área neste início de século XXI.
Com a ajuda de especialistas, estudiosos da cultura e profissionais experientes, estarão em debate os modelos de jornalismo cultural praticados no Brasil e no exterior: dos formatos atuais, passando pela história das publicações que marcaram época, ao papel da crítica e às novas mídias que surgem impulsionadas pela tecnologia.
Mediar a sociedade, tecer o presente, acompanhar as mudanças requer uma constante adaptação às novas formas de arte que são produzidas. Este projeto pretende, em seu âmago, extrapolar duas idéias tradicionais: a de que o jornalismo cultural é uma modalidade predominantemente opinativa; e a de que reflete as artes e os espetáculos da "agenda cultural", e não a cultura em "sentido amplo".
Confira a programação:
Quarta, dia 8 de dezembro:
9h30 às 12h30 sala vermelha A História da Crítica no Jornalismo Cultural coordenador Luís Antônio Giron Dirigida a estudantes de jornalismo ou áreas afins, esta oficina tem como foco uma retrospectiva histórica do gênero crítica no Brasil.
14h15 - sala itaú cultural cerimônia de abertura – início dos trabalhos
14h30 - sala itaú cultural Independência e Segmentação Discutir o jornalismo cultural praticado no Brasil e no exterior com base na experiência de editores de publicações nacionais e internacionais. Situar os nichos possíveis para o segmento cultura e as possibilidades de independência editorial e de auto-sustentação.
expositores Homero Fonseca, Luis Bruschtein, Marcelo Rezende e Rogério Pereira mediador Paulo Franchetti
intervalo
17h30 - sala itaú cultural Cultura e Economia A cultura como fator econômico; cultura e mercados; marketing cultural "consumidores culturais".
expositores Luiz Carlos Prestes Filho e Robinson Borges mediadores Edson Natale e Israel do Valle
intervalo
19h30 - sala itaú cultural Espaço ao Jornalismo Cultural Hispânico El País e o Espaço Dedicado ao Jornalismo Cultural As experiências do diário espanhol El País, segundo Angeles García, redatora-chefe da editoria de cultura.
expositora Angeles García
El Malpensante: A Expressão do Jornalismo Cultural na Colômbia Revista de caráter científico, cultural e literário, lançada em 1996 em Bogotá, por um grupo de amigos, entre eles o atual diretor, Andrés Hoyos. http://www.elmalpensante.com
expositor Andrés Hoyos entrevistadores Daniel Piza e José Castello
Quinta, dia 9 de dezembro
9h30 às 12h30 - sala vermelha Formação do Jornalista Cultural: Leituras Essenciais O que é preciso para ser um bom jornalista na área cultural.
coordenador Daniel Piza
10h30 - sala itaú cultural A Formação em Jornalismo Cultural nos Estados Unidos Enfoque do National Arts Journalism Program – NAJP
expositor András Szantó mediador Marcelo Rollemberg
14h30 - sala itaú cultural Do Popular ao Pop Debater os múltiplos conceitos de cultura, superando as polarizações do popular e do erudito, do marginal e do consolidado.
expositores Alberto Villas, Alcino Leite Neto e Gilmar de Carvalho mediador José Castello
intervalo
17h30 - sala itaú cultural A Crítica Cultural como Gênero Debater a crítica sob todos os aspectos – literária, teatral, cinematográfica, musical –; a crise da crítica cultural. Resenha e críticas podem orientar o "gosto" do público?
expositores Angélica de Moraes, Inácio Araújo e Maria Hirszman mediador Luís Antônio Giron
intervalo
19h30 - sala itaú cultural Cibercultura e Jornalismo Cultural A internet como espaço de convergência de todas as mídias; espaço físico versus memória digital; por que se explora tão pouco essa disponibilidade; além da "cultura do excesso", vivemos hoje uma "cultura do acesso"?
expositores Lucia Santaella, Pedro Doria e Xico Sá mediador Guilherme Kujawski
Sexta, dia 10 de dezembro
9h30 às 12h30 - sala vermelha Narrativas Transculturais na Internet Compreender a cultura como elemento onipresente em reportagens temáticas e biográficas; apresentar as possibilidades da internet como veículo para narrativas de não-ficção.
coordenador Sergio Vilas Boas
14h30 - sala itaú cultural Jornalismo Cultural e TV A TV como espaço para a cultura em seu sentido amplo; experiências bem-sucedidas, critérios e preconceitos; a TV pautando as coberturas da imprensa escrita; colunas de opinião, cadernos especiais e guias de programação.
expositores Esther Hamburger, Gabriel Priolli e Nelson Hoineff
mediador Claudiney Ferreira
intervalo
17h30 - sala itaú cultural Cultura e Reportagem Por que o jornalismo cultural é ocupado majoritariamente por matérias opinativas (críticas, resenhas, notas comentadas, colunismo)? O resgate da reportagem como ferramenta de abordagem para a cultura extrapolando a noção de "artes & espetáculos".
expositores Mauricio Stycer e Renato Modernell mediadora Cremilda Medina
intervalo
19h30 - sala itaú cultural Memorial da Cultura Brasileira Resgatar um pouco da história do jornalismo cultural por meio das publicações que marcaram época; projetos/publicações (impressos ou não) que não tiveram continuidade e por que o Brasil não possui uma publicação perene como a revista The New Yorker.
expositores Arthur Xexéo, Humberto Werneck, Juarez Fonseca e Zelio Alves Pinto mediador Kiko Ferreira , |