Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Mulheres do Sudeste discutem DST, Aids e prevenção
Terlânia Bruno
  28/05/2001

“Pensando a prevenção a partir do rádio” foi o tema do encontro/laboratório promovido pela ONG Cemina, de 22 a 26 de maio, no Rio de Janeiro. O encontro, que teve o apoio do Ministério da Saúde, reúne mais de 40 mulheres da região Sudeste, na sua maioria representantes de organizações que trabalham com portadores de HIV e na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, além de comunicadoras que atuam em rádio.

O objetivo, segundo a coordenação, “foi juntar as informações das mulheres que trabalham em ONGs/HIV/Aids e a experiência das mulheres que trabalham com o veículo rádio para somar esforços no sentido de melhorar a imagem da mulher nos meios de comunicação no tema mulher e Aids, e potencializar, fortalecer as ações de prevenção, tratamento, atendimento e sensibilização”.

As atividades, coordenadas por Denise Viola e Taís Ladeira, capacitadoras do Cemina, e pela jornalista Adriana Gomez, editora da revista Saber Viver, direcionada às pessoas que convivem com o HIV, foram direcionadas no sentido de estimular reflexões sobre como a mídia trata o tema mulher e Aids.

Na etapa final do encontro foram produzidos spots de 30 segundos elaborados pelo grupo a partir do resultado dos debates. Os spots foram gravados no estúdio de rádio do Cemina.

Questão de gênero - O Cemina atua na comunicação, informação e assessoria em gênero, utilizando, principalmente, o rádio para falar sobre mulher: saúde, direitos sexuais e reprodutivos e violência contra a mulher.

Produz, desde 1989, o programa “Fala Mulher” que vai ao ar aos sábados, das 7 às 8 da manhã pela Rádio Guanabara, da Rede Bandeirantes de Rádio. O programa é apresentado por Denise Viola.

A partir do interesse que o “Fala Mulher” despertou, inclusive em outros Estados, o Cemina começou a coordenadar encontros de capacitação que deram origem à Rede de Mulheres no Rádio, um movimento que reúne cerca de 300 mulheres radialistas de todo o país.

Um programa especial foi ao ar no dia 26, quando foram entrevistadas algumas das participantes do encontro, ao vivo. Os spots produzidos durante o laboratório serão veiculados no “Fala Mulher” e distribuídos para a Rede de Mulheres no Rádio.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online