18/11/2004
Um programa de rádio ao vivo reuniu diversas iniciativas que somam forças na luta pela democratização da comunicação e apóiam a existência das rádios comunitárias em São Paulo. Foi a 2ª Edição da série “Encontros para ouvir o mundo”, realizada pela Rádioficina e pela OBORÉ, dividida desta vez em três encontros: dia 11, 16 e 17 de novembro.
Fotos de Wellington Costa Dos estúdios da Rádioficina para o mundo todo através da rádio web www.radioficina.com.br, o programa foi apresentado por Cyro César, da Rádioficina, e Sergio Gomes, da OBORÉ. Participaram do bate-papo representantes da Câmara Municipal de São Paulo (dos gabinetes dos vereadores Carlos Néder e Nabil Bonduki), da Secretaria Municipal de Educação e também do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP.
Cyro César, da Rádioficina; Ana Maria Gentil, vereador Carlos Néder e Sergio Gomes, durante o programa de rádio do "Encontros para Ouvir Melhor o Mundo"
A idéia central dos encontros, idealizados pela própria Secretaria Municipal de Educação através de seu projeto Vida, é aproximar as escolas que participaram do Educom.radio, começando pelas que mais se destacaram – 49 das 455 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, selecionadas pela própria Secretaria – das diversas iniciativas e entidades que apóiam as rádios comunitárias: Escritório D. Paulo Evaristo Arns da PUCSP, Rádioficina, Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), OBORÉ, Ordem dos Advogados do Brasil - SP, Pontos de Cultura, Mesa de Trabalho da AMARC, Itaú Cultural entre outras.
De acordo com o comunicado 2554, de 27 de outubro, publicado no Diário Oficial do Município, "O Projeto Educom.rádio se destaca como importante instrumento na construção de um espaço democrático e interativo na Unidade Educacional e seu entorno, contribuindo para a diminuição da vulnerabilidade à violência e para a integração das ações pedagógicas ao cotidiano da comunidade educativa. Reflete temáticas locais, produz programas de rádio utilizando e ampliando conhecimentos da língua e das áreas afins, participa do processo de decisões, melhora a auto-estima, dá suporte ao grêmio estudantil, facilita a comunicação interna, propicia o uso de novas tecnologias e ressignifica o espaço escolar. Ao propiciarmos os encontros com e numa escola de qualificação profissional para radialistas, objetivamos contribuir na formação específica da linguagem radiofônica e ampliar a discussão da democratização da comunicação na cidade de São Paulo."
Num programa de 40 minutos, os ouvintes puderam conferir o que está em pauta na Câmara Municipal de São Paulo em relação à democracia nos meios de comunicação e também saber mais sobre o Projeto Educom.rádio. O vereador Carlos Néder (PT) afirmou que se empenhará para colocar em votação, até o final do mandato, o Projeto de Lei 145/01, que dispõe sobre a exploração do serviço de radiodifusão comunitária em São Paulo, de autoria conjunta com o vereador Ricardo Montoro (PSDB); e o 119/03, que dispõe sobre a criação dos conselhos gestores dos Centros de Educação Unificados - CEUs da Rede Direta Municipal.
Néder falou ainda sobre o esforço de colocar em votação também o PL 556/02, de sua autoria, que institui o programa Educom.rádio. O resultado veio imediatamente após o término da série: o projeto foi aprovado ontem à tarde, em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo. Agora, precisa passar por mais uma votação na Câmara antes de ir para a sanção da prefeita. Se o projeto for sancionado, São Paulo terá uma lei fazendo com que o programa Educom.rádio seja uma política pública permanente.
Desde 2001, o projeto Educom tem funcionado por meio de um Convênio entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, através de seu projeto Vida, e o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA/USP. Daniela Santis, coordenadora do projeto Educom pela Secretaria, revela que, nas regiões onde o projeto foi implantado, ao lado de outros programas tais como o Escola Aberta, o Vamos Combinar? e o Observatório Escolar em Segurança Urbana, o índice de furtos e depredações nas escolas diminuiu em 50%.
O programa de rádio foi apenas o início de cada um dos três encontros. Os participantes puderam, ainda, assistir ao vídeo "Uma Esperança chamada Rádio", que conta a história da rádio comunitária Esperança FM, de Guaribas (PI); visitar as instalações da Rádioficina, escola de qualificação profissional para radialistas, reconhecida pelo Ministério da Educação; e, em seguida, conhecer diversas atividades que estão acontecendo para o fortalecimento das rádios comunitárias em São Paulo.
O engenheiro Fernando Peretto, diretor do CEPERadcom - Centro de Elaboração de Projetos de Engenharia para Radiodifusão, fez uma apresentação importante para as associações interessadas em receber concessão de rádio comunitária em São Paulo. “Temos hoje 280 associações que já entraram com o pedido no Ministério das Comunicações. Mas não há espaço para mais de 110”. Simulando em mapas eletrônicos o que aconteceria caso cada escola que passou pelo projeto Educom.rádio quisesse transformar sua rádio escola numa emissora comunitária, alerta: “Os interessados vão ter que entrar num acordo e dividir uma mesma rádio, não teremos espaço para todos.”
Nesse sentido, também foi apresentada aos participantes a lei que reúne os Planos Regionais e o novo zoneamento (Lei 13.885, de 25 de agosto de 2004). Seu artigo 266 prevê que o Executivo desenvolva um plano diretor de radiodifusão comunitária até a época de sua revisão (que será feita em 2006). O artigo prevê a participação da sociedade no desenvolvimento das regras para a instalação das rádios comunitárias no município.
Para finalizar, os participantes já se prepararam para a próxima etapa: um curso temático na OBORÉ, com a metodologia do Projeto Repórter do Futuro (conferência de imprensa/entrevista coletiva). Os convidados foram escolhidos ali mesmo, numa eleição direta: cada participante elegeu quem são as pessoas que mais entendem de educação, cultura, esportes e saúde no nosso país. As mais votadas serão convidadas a proferirem palestras e serem entrevistadas pelas equipes dessas 49 EMEFS.
Veja quem participou de cada um dos encontros:
GRUPO 1: 11/11/2004
Marívia Torelli (Diretora de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação) Luis Nader (Assessor do Vereador Carlos Néder) Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns da PUCSP
-CE Aricanduva: EMEF João Naoki Sumita, Dr
-CE Cidade Tiradentes: EMEF Maílson Delani, Prof EMEF Saturnino Pereira
-CE Ermelino Matarazzo: EMEF Amadeu Amaral EMEF Octávio Mangabeira
-CE Guaianases: EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira, Pres
-CE Itaim Paulista: EMEF Carlos Pasquale, Prof
-CE Itaquera: EMEF 8 de Maio EMEF Antonio Duarte de Almeida, Prof
-CE Mooca: EMEF Othelo Franco, Gen
-CE Penha: EMEF Abrão de Morais, Prof EMEF Cecília Meireles
-CE São Mateus: EMEF Cidade de Osaka EMEF José Lins do Rego
-CE São Miguel Paulista: EMEF José Lins do Rego, Sen
-CE Vila Prudente/ Sapopemba: EMEF Altino Arantes EMEF Arlindo Caetano Filho, Prof
GRUPO 2: 16/11/2004
Ana Maria Gentil (Diretora da Divisão de Ensino Fundamental da SME) vereador Carlos Neder Tatiana Lotierzo (assessora de comunicação do Vereador Nabil Bonduki)
-CE Campo Limpo: EMEF Adhemar de Barros, Pref
-CE Capela do Socorro: EMEF Eliza Rachel Macedo de Souza, Profª EMEF Plínio Salgado
-CE Cidade Ademar: EMEF Mário Schonberg, Prof
-CE Ipiranga: EMEF Francisco Meirelles, Des EMEF Leão Machado, Prof
-CE Jabaquara: EMEF Marina Vieira de Carvalho Mesquita EMEF Nelson Pimentel Queiroz, Prof
-CE M`Boi Mirim: EMEF Dezoito do Forte EMEF Oliveira Viana
-CE Parelheiros: EMEF Vargem Grande
-CE Santo Amaro: EMEF Antonio Carlos de Abreu Sodré, Dr
-CE Sé: EMEF Celso Leite Ribeiro Filho EMEF Faria Lima, Brig
-CE Vila Mariana: EMEF Jean Mermoz EMEF Manoel de Paiva, Pe
GRUPO 3: 17/11/2004
Professor Ismar Soares de Oliveira (NCE / ECA / USP) Daniela de Santis (coordenadora do Educom.rádio pela Secretaria Municipal de Educação) Luis Nader (assessor do Vereador Carlos Neder) Tatiana Lotierzo (assessora de comunicação do vereador Nabil Bonduki).
-CE Butantã: EMEF Brasil - Japão EMEF Ibrahim Nobre EMEF João XXIII
-CE FÓ/ Brasilândia: EMEF Cecília Moraes de Vasconcelos, Profª
-CE Jaçanã/ Tremembé: EMEF Octávio Pereira Lopes
-CE Lapa: EMEF Dilermando Dias dos Santos
-CE Perus: EMEF Fernando Gracioso
-CE Pinheiros: EMEF Maria Antonieta D`Alkimin Basto, Profª EMEF Olavo Pezzoti
-CE Pirituba: EMEF Ernane Silva Bruno EMEF Henrique Raymundo Dyott Fontenelle, Brig EMEF Luiz David Sobrinho, Prof
-CE Santana/ Tucuruvi: EMEF Edson Rodrigues EMEF Rodrigues Alves
-CE Vila Maria/ Vila Guilherme: EMEF Alberto Santos Dumont EMEF Enéas Carvalho de Aguiar
|