15/10/2004
Na manhã ensolarada do dia 9, sábado passado, um encontro muito especial reuniu as equipes do Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns (PUCSP), da Rádio Heliópolis, da OBORÉ, da Rádioficina e também os alunos de jornalismo do Projeto Repórter do Futuro, com a secretária de educação do município de São Paulo, Cida Perez. Antes da conversa programada, porém, os participantes tiveram uma boa surpresa ao conhecer as instalações da casa anfitriã: a Rádioficina. E a visita começou justamente pelo lado de fora, com a apresentação da perua Kombi com um estúdio móvel que a equipe leva para fazer transmissão ao vivo e promove aulas de rádio fora de São Paulo. Situada na Vila Monumento, a casa é decorada, em cada canto, com objetos que remetem à história e ao papel do rádio. Essa escola de qualificação profissional para radialistas oferece aulas de produção, sonoplastia e locução. Aconchegante, a Rádioficina é uma visita imperdível aos amantes do rádio: há aparelhos antigos compondo um mini museu, livros sobre o assunto e muitos discos de diversas épocas (também vale a pena dar uma olhada no site para conhecer melhor www.radioficina.com.br).
Em seguida, os 25 participantes se acomodaram em um dos estúdios da casa para o encontro que marcou o início da série “Encontros para ouvir melhor o mundo” – um projeto cuja essência é promover conversas, palestras e / ou entrevistas coletivas com especialistas em temas de interesse público, de maneira que seus participantes possam compreender melhor nossa realidade.
Justamente na semana em que foi divulgada pesquisa do INAF, relatando que apenas um em cada quatro jovens e adultos brasileiros consegue ler e entender um texto na íntegra, o tema do primeiro encontro não poderia ser mais apropriado: o desafio da educação na maior cidade do País. A secretária do município, Cida Perez, aceitou o convite e participou desse bate-papo transmitido ao vivo pela webradio www.radioficina.com.br, através de parceria com a rádio Transamérica. Os ouvintes participaram vivamente enviando perguntas à secretária.
A entrevistada não foi escolhida por acaso: Cida Perez foi uma das eleitas pelos 45 participantes do 3º Fórum de Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis, que ocorreu no último dia 4 de setembro. Naquela ocasião, a equipe da emissora foi convidada a escolher as três pessoas que mais entendem de educação, saúde, cultura e esportes. Os escolhidos seriam chamados para participar do curso “Bam bam bam da Educação, Saúde, Cultura e Esportes”, promovido pela OBORÉ. Cida Perez foi a mais votada na área da educação. “Essa eleição é sem dúvida um reconhecimento da nossa gestão. Pegamos a cidade desmontada e houve uma opção clara da prefeitura de estar presente na periferia através da educação”, disse.
A conversa foi de apenas um hora e meia, mas cada minuto foi bem aproveitado: a secretária falou e respondeu perguntas sobre temas diversos da atual gestão, desafios, dados importantes, idéias para melhorar a interface comunicação e educação e planos para ações futuras. “Contratamos 21 mil novos professores nesses três anos, sendo 14 mil no primeiro ano. Construímos 180 escolas, o que significam 200 mil novas vagas, privilegiando a educação infantil. E hoje temos vagas para todos em São Paulo”, disse Cida Perez. Um dos destaques durante a entrevista foi o Educom.radio. O projeto, desenvolvido desde 2001 pela Secretaria Municipal da Educação e pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da ECA/USP, terá capacitado, até o final deste ano, as 455 escolas de ensino fundamental do município (cerca de 11 mil pessoas, entre professores, alunos e membros da comunidade) para o uso da linguagem radiofônica. Cada escola participante ganhará seu próprio equipamento de rádio-escola (rádio que pode funcionar dentro dos muros da escola). Depois de conhecer as instalações da Rádioficina, a idéia da secretária é aproximar essa escola de rádio dos alunos e professores do projeto Educom.
Pacto pelo bem Durante o encontro, foi ainda selada uma parceria para fortalecer as rádios comunitárias em São Paulo: todas as emissoras que procurarem o Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns (que oferece consultoria jurídica gratuita para rádios comunitárias) terão direito a um curso de 9 horas de produção, locução e sonoplastia na Rádioficina. As rádios que fizerem esse curso técnico, por sua vez, ganharão um curso temático com especialistas em assuntos de interesse público – cultura, saúde e educação – na OBORÉ Projetos Especiais, com a metodologia do Projeto Repórter do Futuro (baseada em palestras / entrevistas coletivas). A equipe da Rádio Heliópolis dará início a esse pacto e já deixou seu curso agendado na Rádioficina: será de 3 a 5 de novembro, de manhã ou à noite, para 25 programadores da emissora.
|