Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Ponto de Cultura Vila Buarque promoverá atividades de comunicação

  08/10/2004

Já estão em andamento os preparativos para a implantação do Ponto de Cultura Vila Buarque, um dos 214 selecionados pelo Ministério da Cultura na primeira fase do Programa. Coordenado pela OBORÉ e pelo IPSO – Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (com sede no mesmo prédio), o Ponto tem como proposta promover atividades culturais e sociais nas áreas de rádio, vídeo, cinema e Internet, fazendo com que o cidadão seja autor e produtor de cultura, arte e comunicação. O início das atividades está previsto para o começo de 2005.

O público-alvo do Ponto de Cultura Vila Buarque são os freqüentadores dessa região central paulistana, composta por diversas entidades culturais, sociais, educacionais e artísticas, entre elas: UBE - União Brasileira de Escritores, ABONG - Associação Brasileira das ONGs, Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Instituto Pólis, Ação Educativa, NExT - Núcleo Experimental de Teatro, Aliança FRancesa, o escritório do Fórum Social Mundial, Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Instituto dos Arquitetos de São Paulo, Escola de Sociologia e Política, Senac e Sesc. 

O objetivo desse programa do Ministério da Cultura, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, é ampliar e estimular manifestações culturais que acontecem nos quatro cantos do país. Para isso, serão destinados recursos e equipamentos para a produção cultural, viabilizando também a capacitação, nas periferias de centros urbanos, áreas rurais, quilombolas, aldeias indígenas, entre outros. A previsão é de beneficiar, inicialmente, cerca de 1 milhão de pessoas, residentes em áreas carentes de todo o território nacional. Os aprovados receberão até R$ 150 mil, em dois anos e meio, para implementar as atividades.

Cada ponto terá um kit multimídia, com câmera de vídeo digital, microfones, amplificador para gravação e dois computadores que vão funcionar como ilha de edição. O sistema adotado pelo programa é o software livre, que será usado para formar uma rede entre pontos conectados pela internet. Os equipamentos serão disponibilizados a partir de janeiro de 2005.

A parceria com o Ministério do Trabalho viabiliza a capacitação de 50 jovens, por meio do programa Primeiro Emprego, em cada ponto. Eles vão receber uma bolsa no valor de R$ 150,00 mensais durante seis meses.

Entre os cursos na área cultural estão previstos DJ, grafite, contadores de estórias, orientadores de leitura, construtores e restauradores de brinquedos, programadores de software livre, metareciclagem, web design, animadores de programação cultural e festas, defensores do patrimônio, restauradores de bens patrimoniais, entre outras opções.

Ainda este ano, deverá ser lançado um outro edital. A meta do MinC é chegar a 1.000 (mil) Pontos de Cultura até 2006.
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online