01/10/2004
A cada ano, um milhão de trabalhadores são atingidos por acidentes de trabalho no Brasil. Entre eles, são 5 mil mortos, 200 mil mutilados e 800 mil acidentados ou adoecidos. Mas apenas 4% dos casos – 40 mil – são notificados como acidentes de trabalho. Esses dados, do Ministério da Saúde, dão a dimensão da questão da saúde do trabalhador no País e do quanto o setor precisa de atenção.
É para abordar esse tema que o coordenador da Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Perez, participa como convidado do encontro "Trabalhadores: uma radiografia" neste sábado, 2 de outubro, às 14h. Será a 4ª palestra / entrevista coletiva do 450 Pautas: Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, curso oferecido a estudantes de jornalismo selecionados no âmbito do Projeto Repórter do Futuro. Para saber mais sobre o tema da entrevista, visite o site: www.opas.org.br/saudedotrabalhador.
Sábado passado, 25 de setembro, o convidado foi o secretário da saúde da cidade de São Paulo, Gonzalo Vecina. Ele deu um um panorama da situação da saúde na nossa cidade e falou sobre os principais desafios de sua pasta. Gonzalo é médico especialista em administração hospitalar e coordenador do Núcleo de Assistência Médica Hospitalar da Faculdade de Saúde Pública da USP. Já foi diretor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA.
O Secretário da Saúde de São Paulo participou do encontro do dia 25/9
Gonzalo abordou os desafios das políticas de saúde na maior cidade do País
Os encontros acontecem na redação-escola da OBORÉ: Rua Rego Freitas 454, 8º andar. Tel. (11) 3214-3766.
Próximos encontros: Percorrendo o mapa do trabalho - Márcio Pochmann ( 8/10- 17h) São Paulo: de onde vem para onde vai - Rosa Artigas (16/10- 14h) Conversando sobre Educação -Ausônia Donato ( 30/10 - 14h) O metabolismo das megalópoles - Aziz Nacib AbSaber (6/11 - 15h)
|