Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Cadernos de Jornalismo chegam à 7ª edição

  20/09/2004

Duas novas edições da série Cadernos de Jornalismo foram lançadas no último dia 16 de setembro na PUCSP. São elas: “A Comunicação e a Redemocratização do Brasil” (volume 6), resgatando o curso realizado pela OBORÉ e pelo Coletivo Intervozes em maio de 2003; e “Jornalismo em Situações de Conflito Armado” (volume 7), viabilizado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas de São Paulo e Ricardo Viveiros Oficina de Comunicação, com a síntese do curso realizado pela OBORÉ e pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha em maio de 2004.
 
Os Cadernos registram o conteúdo dos módulos do Repórter do Futuro, projeto que oferece cursos de complementação universitária para estudantes de jornalismo, realizado há 10 anos pela OBORÉ. As publicações trazem a síntese das palestras, além de textos especiais e dicas sobre o tema.
 
O lançamento foi mais uma forma de homenagem aos 83 anos de D. Paulo Evaristo Arns durante o seminário “Comunicação Popular: Velho Sonho de D. Paulo”. Participaram desta  mesa-redonda o jornalista Ricardo Viveiros, representando a Ricardo Viveiros Oficina de Comunicação e o Sindigraf; João Paulo Charleaux, assessor de comunicação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV); Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da OBORÉ; e Bia Barbosa, do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.
 
“Achamos importante trazer a essa homenagem o trabalho que estamos desenvolvendo na área de formação dos estudantes de jornalismo”, disse Ana Luisa Zaniboni. Na ocasião, os participantes assistiram a um vídeo de 1996, quando D. Paulo participou do Repórter do Futuro. O Cardeal citava, em sua fala, o Parlamento das Religiões (que ocorreu em 1993 em Chicago) e a necessidade de convívio entre as religiões para que se busque uma ética para o terceiro milênio, baseada na justiça e na solidariedade.
 
Jornalismo em Situações de Conflito Armado
 
 
 
 
A edição nº 7 resgata o pedido feito pelo Cardeal há oito anos, na ocasião descrita acima, e traz dois textos inéditos: “O ethos da paz” (artigo de D. Paulo extraído do livro Erklärung zum Weltethos e traduzido especialmente para a publicação) e “Parlamento das Grandes Religiões, Os princípios de um ethos universal”, com as resoluções do citado congresso de Chicago.
 
“Nossa empresa e o Sindigraf, que colaboraram na produção desse trabalho, podem sentir uma sensação feliz de que nem tudo está perdido, vale a pena trabalhar, lutar e defender valores reais. D. Paulo continua sendo um lutador. O dia de hoje é significativamente importante, pelos 10 anos desse trabalho importantíssimo da OBORÉ na formação do jornalista e por ser aniversário de D. Paulo.”, disse Ricardo Viveiros.  
 
A publicação tem a participação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, de Sérgio Dávila e Juca Varella, jornalistas brasileiros que cobriram a Guerra do Iraque, do jurista e especialista em Direito Internacional Humanitário, Tarciso Del Maso Jardim, e do jornalista Breno Altman. “O Comitê fez esse curso junto à OBORÉ justamente para explicar para os colegas de imprensa o que é o CICV, e mais do que isso, o que é o Direito Internacional Humanitário, quais os limites da Guerra. O curso se propôs a dar elementos para que os participantes tenham uma leitura mais profunda desses fenômenos”, explicou João Paulo Charleaux, assessor de comunicação do Comitê.
 
A Comunicação e a Redemocratização do Brasil
 
 
 
Já a edição nº 6 discute a imprensa e os movimentos sociais durante o processo de redemocratização do Brasil e nos dias de hoje, as lógicas que regem a comunicação no Brasil desde a época da ditadura, a conjuntura internacional e seus reflexos no país e como a reestruturação capitalista está interferindo nas comunicações. Ao final de cada capítulo há sugestões de pautas sobre o tema.
 
“Este Cadernos é símbolo e um resultado concreto da parceria selada entre a OBORÉ e o Intervozes. Foi de braços abertos que sempre nos recebeu e reconhecemos, com alegria, a participação deles no crescimento de nosso trabalho. Estamos desenvolvendo ações que visem à garantia do direito à comunicação. Mais do que o direito à informação, é um direito fundamental de todos os homens e mulheres, crianças, adolescentes, idosos e jovens. É uma enorme honra apresentar este Cadernos em uma homenagem a D. Paulo, que foi, em todo o período de redemocratização de nosso país, um dos homens mais dignos, corajosos e justos dessa luta”, disse Bia Barbosa, representando o Coletivo Intervozes.
 
Com a capa ilustrada com desenho de Fortuna e as páginas internas com ilustrações de Laerte, a publicação traz, ainda, uma resenha do filme Muito Além do Cidadão Kane (Simon Hartog, 1992) e uma homenagem ao professor Jair Borin, que havia falecido dias antes do início do curso. 
 
Para adquirir um exemplar das edições 6 ou 7, clique aqui.
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online